Cotidiano

Rondon orienta sobre riscos da tuberculose

As partículas podem ser inaladas por outro indivíduo, ocasionando a contaminação

Rondon – A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, em parceria com o curso de enfermagem do Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta, Anjos de Branco e Polícia Militar estará realizando uma campanha de orientação sobre tuberculose.  As atividades estão marcadas para esta quinta-feira (23) em frente à unidade de saúde 24 horas e também no semáforo do Posto Camilo.

Tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A transmissão é direta, de pessoa a pessoa. O paciente com tuberculose, ao falar, espirrar ou tossir, elimina pequenas gotículas de saliva que contém o agente infeccioso. As partículas podem ser inaladas por outro indivíduo, ocasionando a contaminação.

Os principais sintomas da doença são tosse, febre vespertina, falta de apetite, emagrecimento, suor noturno, cansaço, fraqueza, dores no peito e escarro com sangue, no caso da doença estar avançada. Essas informações estarão contidas em material a ser distribuído durante a campanha de esclarecimento nesta quinta-feira.