Cotidiano

Restauração do túmulo de Jesus Cristo é concluída

Israel Jesus Tomb Restoration

JERUSALÉM ? A tumba onde Jesus Cristo foi enterrado e ressuscitou foi completamente restaurada. Em tempo para as celebrações da Páscoa, uma equipe de engenheiros completou a reforma da Edícula da Basílica do Santo Sepulcro, na cidade velha de Jerusalém, onde, segundo a tradição cristã, está a caverna onde o corpo de Jesus foi colocado após a crucificação.

Uma gaiola de ferro instalada ao redor da Edícula pelos britânicos em 1947 foi retirada, assim como a fuligem formada por velas acesas por peregrinos ao longo dos anos. Também foi-se o temor sobre a estabilidade do pequeno templo, que não era restaurada há mais de 200 anos.

? Se essa intervenção não fosse realizada agora, existiam riscos elevados de colapso ? disse Bonnie Burnham, da organização World Fund Monuments, em entrevista à Associated Press. ? Essa é uma restauração completa do monumento.

O fundo forneceu os US$ 1,4 milhão iniciais para a obra, orçada no total em US$ 4 milhões. O rei Abdullah II da Jordânia e o presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, doaram 150 mil euros cada. O restante veio de doações individuais e da própria igreja.

Israel Jesus Tomb Restoration (3)

A estrutura de mármore e calcário fica no centro da Basílica do Santo Sepulcro, uma das mais antigas igrejas cristãs. Ela foi erguida no século XII, sob escombros de um templo datado do século IV. O templo precisava de reformas urgentes após séculos de exposição a fatores ambientais como umidade e a fumaça das velas.

Três denominações cristãs guardam diferentes seções da igreja, mas elas puseram suas diferenças de lado para a reforma, conduzida por técnicos da Universidade Técnica Nacional de Atenas, na Grécia. Eles retiraram as lajes de pedra da fachada, que foram cuidadosamente limpas da fuligem e do excremento de pássaros antes de serem recolocadas no lugar.

A alvenaria interna foi remendada com injeções de argamassa, e parafusos de titânio foram inseridos na estrutura para reforço. A pintura dos afrescos e da cúpula do templo também receberam tratamento.

Israel Jesus Tomb Restoration (2)

DESCOBERTAS ARQUEOLÓGICAS

Durante a abertura para a reforma, um time de arqueólogos conseguiu acesso ao sítio histórico. Eles retiraram temporariamente uma antiga camada de mármore que selava a entrada para o túmulo onde, segundo a crença cristã, o corpo de Jesus foi colocado.

Abaixo dessa camada de mármore, foi encontrada uma outra laje de mármore com uma cruz gravada. Segundo os arqueólogos, a peça é datada do fim do período das Cruzadas, no século XIV. Por baixo dela, havia uma outra laje de mármore ainda mais antiga, que protegia o chão de pedra. A argamassa dessa segunda laje data do século IV, quando o então imperador romano Constantino ordenou a construção da Igreja do Santo Sepulcro.

? Parece que estamos diante de camadas da história que foram validadas ? disse Antonia Moropoulou, que supervisionou a restauração.