Lutas e conquistas marcaram a gestão 2021/2022 do Sincovel (Sindicato dos Contabilistas de Cascavel e região). Diego Maurício Paim deixa a presidência neste ano e quem assume é o atual vice-presidente Willian Fischer. A eleição com chapa única ocorre em 18 de novembro. A entidade abrange 30 municípios da região oeste do Paraná e representa mais de 1.500 profissionais.
A pandemia de Covid-19 foi um dos desafios que impactou o mandato. “Foi justamente nesse período de crise, que o sindicato se fortaleceu tornando-se uma referência para os profissionais que buscavam orientação. Nos destacamos na mídia, pois foram muitas entrevistas falando sobre as mudanças na legislação”, afirma Paim.
O Sincovel contabiliza inúmeras vitórias para a classe. “Foram duas grandes frentes, uma é a representatividade pelos interesses dos nossos associados, a outra é a responsabilidade social”, elenca.
Entre elas, o presidente destaca: a integração total ao REDESIM, que torna a abertura de empresas mais rápidas; a recepção da Lei de Liberdade Econômica, que permitiu a dispensa de licenças para atividades de baixo risco; o alvará simplificado e com validade para 2 anos; e a carta de correção eletrônica para as notas de prestação de serviço emitidas em Cascavel.
O legado ainda inclui o fechamento automático da DEISS (Declaração eletrônica de Serviços) que entrará em vigor em breve.
“Estamos no aguardo do fechamento automático das declarações de serviços prestados e tomados, cujo projeto de lei foi assinado no jantar do contador oferecido pelo Sincovel em 22 de setembro”, relembra.
A área social também é contemplada pelo Sincovel. Nesta gestão houve aumento na arrecadação para o fundo da infância e adolescência e também para o idoso. O resultado é fruto do trabalho de conscientização por parte do sindicato que esclarece aos empresários sobre a destinação de parte do imposto devido e que pode ajudar as instituições. Em março a Câmara de Vereadores homenageou a diretoria do Sincovel por este trabalho, com uma moção de aplausos.
Em parceria com o IDM (Instituto Décio Mertz), o Sincovel desenvolve um projeto de musicalização para alunos da rede pública de ensino. Os ensaios são na Associação do Sincovel, no bairro Universitário e atende em torno de 100 alunos. O esporte também recebeu atenção. O sindicato planejou a realização do Jocovel (Jogos dos Contabilistas de Cascavel) e apoiou a formação da equipe para Jocopar (Jogos dos Contabilistas do Paraná), que é o maior evento esportivo de classe do Sul do Brasil.
“Foi um trabalho que envolveu muita união de toda a diretoria. Avalio a nossa gestão como muito produtiva e a deixarei com um sentimento de prosperidade, pois deixamos um campo propício para mais projetos e mais conquistas para os nossos representados”, analisa Paim.
Willian Fischer assumirá a presidência do Sincovel em 1º de Janeiro de 2023 inspirado pelo trabalho de excelência. “Aceitei assumir para esse novo período de 2023/2024 com o intuito de dar continuidade a variadas ações de aperfeiçoamento das nossas atividades relacionadas com a melhoria e agilidade dos serviços aos profissionais da contabilidade que atuam em nossa área de abrangência”, conclui.
Crédito: Assessoria