BRASÍLIA – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta quinta-feira que é o maior interessado em que o Supremo Tribunal Federal (STF) esclareça os fatos e o conteúdo dos dados que existem contra ele no caso da Lava-Jato e que é “prudente” aguardar a decisão da Corte sobre o pedido de sua prisão. Renan disse que já fez “sua parte”, ao prestar depoimento e disse que continua à disposição.
Já disse que vamos aguardar a decisão do Supremo. E eu, mais do que qualquer um, tenho total interesse nos esclarecimentos dos fatos. Já fiz da minha parte o que era preciso fazer: compareci, fiz depoimento,entreguei todos os meus sigilos e estou à disposição para continuar colaborando. Tenho conduzido isso tudo com tranquilidade, serenidade e sabendo definitivamente que o esclarecimento é bom para todo mundo, mas especialmente é bom para mim. É prudente aguardar a decisão do Supremo disse Renan.
Perguntado sobre o apoio que tem recebido dos colegas, que já sinalizaram que não concordariam com uma eventual prisão, Renan disse não existe acordo de procedimentos dentro do Senado e que há sempre a separação dos Poderes. O Senado precisa votar para referendar ou não decisão do Supremo nesse sentido.
Isso não existe e não existirá porque o Senado pratica e sempre praticará a separação dos Poderes. Não sabemos o conteúdo das delações, imagina fazer acordo? Quem está dizendo está querendo embaçar as coisas disse Renan.