Cotidiano

Reaproveitamento traz economia e mais sabor à merenda em Toledo

Esse módulo se aplica melhor a utilização dentro das escolas, como revelou a nutricionista da Secretaria de Educação, Liliane Paludo

Toledo – Com o objetivo de gerar um aproveitamento melhor dos alimentos e reutilizar as sobras e excessos de produtos, as cozinheiras das escolas municipais do interior e de dois centros de educação infantil da cidade participaram no fim de semana de um curso de produção de conservas e temperos. O curso é uma promoção a Prefeitura de Toledo em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

As 13 merendeiras inscritas no curso receberam informações sobre a higienização e a vedação de potes, além do preparo de conservas de cenoura, berinjela, pepino, couve-flor, beterraba, cebola e até um pepino agridoce. De acordo com a nutricionista e instrutora do Senar Luciane Morgenstern, a técnica ajuda a utilizar e aproveitar melhor os alimentos.

“É fundamental que elas, que são cozinheiras, tenham consciência do melhor aproveitamento dos alimentos e aprendam a utilizar de maneira eficiente os alimentos produzidos ou adquiridos em grande quantidade. Assim, além de terem uma forma diferente do preparo desses legumes, evitam o desperdício”, destacou Luciane.

Esse módulo se aplica melhor a utilização dentro das escolas, como revelou a nutricionista da Secretaria de Educação, Liliane Paludo. “É uma forma delas aprimorarem o que já fazem dentro das escolas e garantir o melhor aproveitamento dos alimentos, bem como a saúde nutricional das crianças”, disse a nutricionista.