LONDRES – Em uma época na qual tem se tornado cada vez mais comum a busca pela satisfação no trabalho em detrimento de itens antes considerados primordiais, como estabilidade e salários mais altos, as empresas buscam formas de reter os talentos e estimular os funcionários. E uma prática vem ganhando espaço: dar a liberdade para o empregado escolher quanto tempo vai tirar de férias.
Depois de oferecerem mimos pouco convencionais como massagens no trabalho e reembolso para cirurgia de redesignação sexual, algumas companhias ? principalmente do setor de tecnologia ? têm buscado deixar os funcionários mais motivados a trabalhar dizendo que eles têm direito a um número ilimitado de dias para… não precisar ir ao escritório.
De acordo com o site Business Insider, a proposta divide opiniões. Os defensores elogiam a liberdade de poder escolher sem as amarras de um número arbitrário definido previamente. Contudo, há quem argumente que isso cria uma insegurança no funcionário, que acaba ou pesando a mão e ficando muito tempo fora ou não pegando bem menos dias do que deveria.
A consultoria Glassdoor, especializada em mercado de trabalho listou algumas empresas que oferecem esse tipo de flexibilidade, entre as quais estão gigantes da tecnologia, como LinkedIn e Netflix. Na avaliação da consultoria, isso pode até melhorar a produtividade da equipe.
Empresas que oferecem a possibilidade de escolher quantos dias ficar de férias:
LinkedIn (rede sociais voltada para profissionais);
Netflix (plataforma de streaming de vídeos);
Crimson Hexagon (empresa de análise de redes sociais);
Visualsoft (agência digital especializada em sites de e-commerce);
JustPark plataforma digital que ajuda motoristas a acharem vagas para estacionar);
Affectv (empresa de tecnologia publicitária);
Songkick (site e aplicativo que permite seguir seus artistas favoritos, receber notificações sobre eles e comprar ingressos para shows);
HubSpot (companhia que desenvolve softwares para profissionais de marketing);
Eventbrite (serviço de tíquetes e registro para todos os tipos de eventos e que permite reservas on-line);
Cake (empresa especializada em fazer campanhas de marketing o mais efetivas possível).