BOGOTÁ – A produção de cocaína na Colômbia subiu até 37% no ano passado, estimaram os EUA, indicando o maior crescimento em duas décadas ao analisar o cultivo da coca e sua transformação em droga. farc
O novo relatório da Casa Branca mostrou um crescimento entre 2015 e 2016 dando conta de 188 mil hectares (1,8 mil km²) com plantio da coca, um aumento de 17,5%. Já a produção da droga pura pode ter crescido de 520 toneladas em 2015 para 710 toneladas no ano seguinte.
Como parte de um plano de desenvolvimento para a Colômbia, os EUA faziam fumigações nos cultivos de coca, mas o processo foi encerrado em 2014. Em 2015, como parte do acordo de paz com as Farc, o governo colombiano acordou subsidiar fazendeiros que plantassem outros cultivos em áreas rurais então sob domínio da guerrilha.
? Camponeses e cultivadores de coca, vendo os benefícios que a substituição de cultivos no pós-conflito traria, aumentaram o plantio de coca em áreas para conseguir os recursos que o Estado se comprometeu a conceder ? disse a chanceler María Ángela Holguín.