CIDADE DO MÉXICO – O presidente do México, Enrique Peña Nieto, disse nesta segunda-feira que deseja manter o comércio livre de tarifas sob o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) em conversações com o novo governo dos Estados Unidos.
O México também buscará imediatamente acordos bilaterais com países que fazem parte do acordo de livre comércio da Parceria Transpacífico (TPP, na sigla em inglês), disse Peña Nieto em um evento na Cidade do México. Peña Nieto afirmou ainda que o Brasil irá atuar mais próximo de Brasil, Argentina e outros países latino-americanos.
O presidente norte-americano, Donald Trump, quer renegociar o Nafta formado por México, Estados Unidos e Canadá e se retirar caso não haja um “acordo justo”, segundo o site da Casa Branca. Nesta segunda-feira, Trump assinou decreto para retirar os EUA da Parceria Transpacífico.
O chefe de Estado mexicano destacou a importância de um diálogo aberto e negociações com o novo presidente americano, Donald Trup.
? Nem confrontação, nem submissão. A solução é diálogo e negociação.
Trump também ameaçou impor uma tarifa fronteira de 35% sobre empresas que intencionam mudar sua produção para o México e exportar para os Estados Unidos.
MÉXICO E CANADÁ
Peña Nieto conversou por telefone com primeiro-ministro canadense Justin Trudeau no domingo e concordaram em unir forças para estimular a integração econômica na América do Norte, segundo comunicado do governo mexicano. Ambos os países integram o Nafta, vigente desde 1994.
A ligação ocorreu dias antes de reuniões entre funcionários mexicanos e seus correspondentes americanos em Washington para discutir segurança, comércio e imigração.
Trump chegou a ameaçar sair do acordo caso não consiga renegociar maiores benefícios para os EUA.