“Estamos vendo que há a necessidade de determinar para a empresa desmanchar e refazer vários trechos e estou tomando a decisão, neste momento, de suspender todos os pagamentos enquanto não forem corrigidos os erros, conforme o previsto no projeto”. Com esta determinação o prefeito Leonaldo Paranhos encerrou nesta manhã (17) a primeira vistoria técnica realizada nas obras do PDI (Programa de Desenvolvimento Integrado) na Avenida Brasil, acompanhado do especialista do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Aderbal Curvelo, do vice-prefeito e secretário de Serviços e Obras Públicas, Jorge Lange, do secretário de Planejamento e Urbanismo, José Fernando Dillemburg e da equipe técnica que integra o PDI.
Vereadores, representantes do consórcio Paulitec que realiza a obra e representantes da sociedade civil organizada também integraram a comitiva que, a pé, percorreu a avenida desde a Barão do Rio Branco até a Travessa Padre Champagnat, em frente à Catedral, verificando os problemas que precisam ser corrigidos até onde a obra já foi executada. Também foi analisada a qualidade do material empregado na ciclovia, a ausência de placas de sinalização e lixeiras, detectados problemas na acessibilidade e no plantio da grama, entre outras falhas que comprometem a qualidade da obra. “Encontramos algumas coisas boas, mas também erros estruturais como rachaduras na pista da ciclovia, paver com irregularidades e afundando. A grama está adentrando a pista e a acessibilidade tem erros que comprometem o trajeto dos cegos, por exemplo, onde as guias terminam em obstáculos como postes e árvores. Isso tudo precisa ser corrigido imediatamente”.
Barão do Rio Branco
A vistoria começou pela Barão do Rio Branco, avenida que começa a receber as intervenções do PDI pela empresa Dalba Engenharia, vencedora da licitação pelo valor de R$ 5.981.886,87. "[A obra] seguirá um planejamento diferenciado da Brasil, para evitarmos justamente este tipo de erros”, disse o vice-prefeito e secretário de Serviços e Obras Públicas.
O prefeito já determinou ainda que exista maior integração com o trânsito (Cettrans) para que a obra seja melhor sinalizada e uma reunião da empresa com todos os empresários daquele trajeto. A obra será executada em módulos para “evitar o desconforto em toda a avenida e não criar transtornos desnecessários”. Os módulos, segundo Lange, serão realizados a cada 200 metros. Conforme forem concluídos serão liberados.
Assim como na Avenida Brasil, a revitalização da Barão faz parte dos projetos do PDI e inclui implantação de canaletas exclusivas para ônibus do transporte coletivo, ciclovia, bicicletários, pista de caminhada e estações de embarque e desembarque.