Um dia após a consagradora vitória de domingo nas urnas, o prefeito eleito Chico Brasileiro e o vice Nilton Bobato estiveram reunidos ontem com a prefeita interina Inês Weizemann, dando o pontapé inicial da transição administrativa. A diplomação será no próximo dia 20 e a posse ainda será marcada pela Justiça Eleitoral, mas deverá ocorrer até 1º de maio.
“As prioridades são recuperar a confiança e a credibilidade da prefeitura. Esse o ponto de partida para que nós possamos mostrar à sociedade iguaçuense que a cidade precisa acreditar no seu governo”, declarou Brasileiro na saída do encontro, ressaltando que também vai priorizar a saúde e a educação, entre outras áreas.
Garantindo que ainda não começou a pensar na composição do secretariado, o prefeito eleito adiantou que fará uma gestão estritamente técnica. “Os nomes virão após as metas, porque todos os integrantes do nosso governo terão metas a cumprir para que possamos realmente fazer uma gestão eficiente e de resultados”, explicou.
TRANSPARÊNCIA
Ao receber seu sucessor, Inês Weizemann declarou que usará de total transparência durante o processo de transição. “Eu já pedi que os secretários fizessem um relatório de todas as pastas sobre o trabalho executado até aqui, o que está em andamento e o que eles têm para o futuro da área. Vou entregar uma cópia para o Chico Brasileiro e outra ao Codefoz”, afirmou.
Resgate da credibilidade é o maior desafio
O baixo número de votos úteis registrado na eleição suplementar de domingo retratou muito bem o momento difícil pelo qual passa o município de Foz do Iguaçu por conta da corrupção que levou à prisão e ao afastamento do ex-prefeito Reni Pereira.
Dos pouco mais de 166 eleitores aptos a votar, apenas em torno de 140 mil atenderam ao chamamento da Justiça Eleitoral e compareceram às urnas, mas 9.683 (6,92%) anularam o voto e outros 7.029 (5,02%) votaram em branco. Outros 26.254 (15,78%) simplesmente deixaram de votar, maior número já registrado na história da cidade.
PLACAR OFICIAL
Candidato votos percentual
Chico Brasileiro 69.469 56,35%
Phelipe Mansur 38.039 30,85%
Tem. Cel. Jhanke 8.801 7,14%
Osli Machado 3.770 3,06%
Marcelino Freitas 2.106 1,71%
Irineu Ribeiro 1.105 0,90%