Cotidiano

Polícia russa prende centenas em protestos contra a corrupção

RUSSIA-PROTESTS_

MOSCOU ? Neste domingo, milhares de pessoas foram às ruas de diversas cidades russas em protestos contra a corrupção, mas a repressão policial foi dura. Os números ainda não estão fechados, mas chegam às centenas de detidos. Grigory Okhotin, fundador de uma ONG de direitos humanos, afirma que cerca de 600 manifestantes foram presos apenas em Moscou. A polícia afirma que foram cerca de 500 prisões na capital.

LINKS RUSSIA

Entre os detidos está Alexei Navalny, principal líder da oposição e organizador dos protestos, que não foram autorizados pelo governo. Um repórter da agência Reuters viu o momento em que Navalny foi detido e levado para uma van. Centenas de manifestantes cercaram o veículo, tentando impedir sua saída do local, mas não obtiveram exito.

? Estou feliz que tantas pessoas saíram (às ruas) do leste (do país) para Moscou ? disse Navalny, momentos antes de ser detido.

Conhecido por sua campanha contra a corrupção, Navalny foi condenado a cinco anos de prisão, sob acusação de ter desviado 400 mil euros de uma empresa pública, o que ele nega e afirma ser perseguição política. A prisão foi revogada na semana passada, mas por causa da condenação, ele está impedido de disputar a próxima eleição presidencial contra Vladimir Putin.

TOPSHOT-RUSSIA-POLITICS-OPPOSITION-PROTEST

Os protestos deste domingo, considerados os maiores contra o Kremlin desde 2011/2012, acontecem um ano antes da eleição. Pesquisas de opinião afirmam que a oposição tem chances remotas de derrotar Putin, que goza de grande popularidade, mas Navalny e seus correligionários tentam atrair eleitores descontentes com a corrupção no governo.

Russia Protest (2)

Na sexta-feira, o Kremlin afirmou que as manifestações programadas para este domingo, que foram rejeitadas pelas autoridades de Moscou, se tratavam de uma provocação ilegal. Navalny convocou as manifestações após publicar alegações de que Dmitri Medvedev, ex-presidente e atual primeiro-ministro, teria juntado fortuna inconsistente com seu salário oficial. Uma porta-voz de Medvedev considerou as afirmações como ?ataques de propaganda? que não mereciam mais comentários.

? Eu vim para protestar contra a corrupção e quero que as autoridades respondam às acusações feitas por Navalny ? disse o estudante Denis Korneev, de 17 anos. ? Em muitos países, o governo deveria renunciar em casos como esse.

De acordo com a polícia, entre 7 mil e 8 mil pessoas participaram da manifestação em Moscou. Centenas de policiais se alinharam na praça Manezh, no fim da rua Tverskaya, a principal de Moscou, para direcionar os manifestantes para longe dos muros do Kremlin.

Russia Protest

Além da capital, protestos aconteceram em outras partes do país. Em Vladivostok, um repórter da Reuters disse ter testemunhado cerca de 30 prisões, após manifestantes levantarem cartazes dizendo que o ?primeiro-ministro deve responder?.

Testemunhas disseram que em Yekaterinburgo, nos montes Urais, quatro pessoas foram detidas. Na principal praça da cidade, manifestantes levantaram um cartaz dizendo: ?Nós somos as autoridades aqui?.

As agências estatais de notícias ignoraram o movimento, mas a imprensa privada informou que grandes manifestações aconteceram em outras cidades, incluindo São Petersburgo e Novosibirsk.