Representantes de entidades ligadas ao desenvolvimento de Foz do Iguaçu estão se manifestando contra a proposta do deputado federal Sérgio Souza de extinguir a Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) para a criação UFOPR (Universidade Federal do Oeste do Paraná). O parlamentar apresentou Emenda Aditiva à Medida Provisória 785/2017, dia 12 ao Ministério da Educação, mas a notícia só veio repercutir em Foz do Iguaçu sexta-feira.
O prefeito Chico Brasileiro manifestou sua preocupação com a tramitação da emenda aditiva. “A Unila representa uma grande conquista para Foz do Iguaçu. Precisamos defender o fortalecimento e a consolidação dessa universidade que possui a característica singular no sentido de resgatar a história e fomentar um projeto inovador latino-americano.”
Ainda o Conselho de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu também manifestou-se contrário à medida do deputado. “O Codefoz se posiciona contra esta tentativa de alteração na Lei de criação da Unila, defende a manutenção de sua autonomia e reivindica veementemente das autoridades competentes a instalação de diálogo prévio a qualquer mudança estrutural que venha a ser proposta”.
As reitorias da Unila e da UFPR emitiram comunicados oficiais na sexta-feira, posicionado contra a medida. “A equipe da Reitoria posiciona-se enfaticamente pela supressão da referida emenda aditiva e está tomando as providências necessárias para garantir a manutenção da lei de criação da UNILA em sua integridade e em defesa de sua identidade”, diz parte de um comunicado. Uma petição pública circula na internet pedindo a supressão da emenda aditiva. “Neste momento é importante a mobilização de toda a comunidade para manutenção da identidade original da UNILA, que, de acordo com sua lei de criação, tem como missão institucional específica formar sujeitos aptos a contribuir com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina.”
Já o comunicado da UFPR mostra a surpresa com a proposta feita pelo parlamentar de juntar os campi de Toledo e Palotina à referida universidade e pede solidariedade da classe política em um momento em que as universidades federais brasileiras sofrem uma das maiores restrições orçamentárias das últimas décadas. “A Universidade Federal do Paraná vê com surpresa, consternação e indignação a ideia do deputado Sergio Souza, que, numa proposta que afeta a UNILA e amputa a UFPR, e sem qualquer ampliação efetiva do ensino superior, busca criar uma “nova” universidade no Oeste do Paraná”.