Cotidiano

PF ainda não normalizou a emissão de passaportes

A previsão é que no mês de outubro isso se normalize e a entrega dos documentos seja no prazo normal

Cascavel – Quem tem viagem internacional marcada e ainda não tem passaporte, deve ficar atento para os prazos de emissão do documento. Há dois meses a Polícia Federal, que confecciona o passaporte, informou que, por conta de problemas na Casa da Moeda, a entrega estava demorando, em média, 45 dias, quando o tempo normal é de seis dias úteis.

O motivo era a falta de material para impressão e uma máquina, que fazia os dispositivos de segurança, que estava quebrada. O problema, de acordo com o agente da Polícia Federal responsável pelo setor de passaportes em Cascavel, Alonso Tarcílio Barbosa, se normalizou. “Entretanto, o prazo para a entrega do documento oficialmente continua em 45 dias. Muitas pessoas estão recebendo antes, em cerca de 20 ou 25 dias, mas é melhor se adiantar para não ter problemas”.

Segundo ele, essa demora está relacionada à grande quantidade de documentos que ainda espera para ser feita na Casa da Moeda. “Pelo que nos foi repassado, existe um déficit de 30 dias para que todos os procedimentos já protocolados sejam feitos. A previsão é que no mês de outubro isso se normalize e a entrega dos documentos seja no prazo normal”.

Conforme o policial, os passaportes comuns têm um prazo de seis dias úteis para serem entregues e os passaportes urgentes, três dias úteis. “Isso falando em uma situação normal na Casa da Moeda e sem acúmulo de documentos”. Em média, em Cascavel, são emitidos 30 passaportes por dia.