São Paulo – O Estado de São Paulo manteve a primeira posição no Ranking de Competitividade dos Estados em 2017, elaborado pelo CLP (Centro de Liderança Pública) em parceria com a Economist Intelligence Unit e a Tendências Consultoria. Santa Catarina, que estava em terceiro no ano passado, atropelou o Paraná e assumiu a vice-liderança, enquanto o Paraná caiu para terceiro lugar. O DF permaneceu em quarto.
O levantamento considera 66 indicadores, agrupados em dez pilares, como segurança pública, infraestrutura, solidez fiscal e potencial de mercado. Com 87,8 pontos no ranking geral, ante 88,9 em 2016, São Paulo ficou com as melhores notas, mais uma vez, em infraestrutura, educação, inovação e potencial de mercado.
A subida de Santa Catarina no ranking geral se deu pela melhora em segurança pública -de quarto para primeiro, trocando de posição com o Paraná-, além de avanços em solidez fiscal, capital humano, infraestrutura e potencial de mercado.
O Espírito Santo, assim como o Paraná, adotou medidas impopulares nos últimos anos em busca do ajuste fiscal, mas também registrou queda no ranking, de sexto para oitavo.