Cotidiano

Paraná envia barracas para socorrer desabrigados no Peru

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do Paraná enviaram, nesta sexta-feira (31), 75 barracas para socorrer os desabrigados no Peru. O país tem sido castigado por intensas chuvas que provocaram deslizamentos de terra em todo o território. 

As unidades foram entregues ao avião da Força Aérea Brasileira (FAB), no aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, e serão destinadas ao atendimento da população de Trujillo, no litoral norte do país. O Paraná atendeu ao pedido da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). 

“Esse é um momento bem importante, pois os nossos irmãos do Peru estão passando por uma fase muito difícil, talvez um dos maiores desastres naturais da sua história recente. A doação de barracas vai ser fundamental para essa determinada região”, ressaltou o coordenador executivo da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Edmilson de Barros. 

Desde o início do mês de março, a população do Peru está sofrendo as consequências dos desastres naturais ocasionados pelas chuvas causadas pelo fenômeno El Niño Costeiro, que eleva as temperaturas do mar da costa peruana, gerando alta evaporação e fortes chuvas. 

De acordo com informações divulgadas na terça-feira (28) pelo Instituto Nacional de Defesa Civil do Peru, 813 mil pessoas foram afetadas pelos desastres socionaturais do país. Segundo o relatório, há cerca de 124 mil desabrigados, 348 feridos, 20 desaparecidos e 97 pessoas morreram em razão dos desastres. Além disso, 5,7 mil km de estradas estão danificadas. 

O governo peruano já declarou situação de emergência em 12 das 25 regiões do país, a maioria situada ao longo da região costeira do país. Outros países latino-americanos vêm prestando assistência por meio da doação de itens humanitários, são eles: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai e Venezuela. Japão, União Europeia também já ofereceram auxílio às vítimas. 

De acordo com o coordenador geral da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, major Cesar da Silva Santana, o Paraná foi o único estado do Brasil que fez a doação de barracas. “A Defesa Civil Nacional é um sistema e, como tal, nós contamos com a ajuda de todos os estados nas ações de resposta aos desastres. É de grande valia a Defesa Civil do Paraná cooperar com a Nacional nesse empreendimento”, ressaltou. 

O avião da Força Aérea Brasileira chega a Lima, capital no Peru, na noite desta sexta-feira (31) e as barracas serão entregues às autoridades responsáveis por levar as unidades até a cidade de Trujillo. 

Participaram da ação humanitária também o Exército Brasileiro, a Força Aérea, além do Ministério das Relações Exteriores, por meio da coordenadoria de Ajuda Humanitária. 

CHUVAS – Segundo o primeiro-secretário da Embaixada do Peru no Brasil, Iván Rodríguez Benzaquen, o cenário atual no país não é dos melhores. “A situação continua crítica, com fortes chuvas que persistirá nos próximos dias, especialmente no norte. O aquecimento das águas do Oceano Pacífico é uma das principais causas do fenômeno e, em um cenário favorável, elas devem recuperar sua temperatura normal durante um período de 15 dias”, disse. 

BARRACAS – As 75 barracas serão disponibilizados à Prefeitura de Trujillo, capital da região de La Libertad, que é uma das cidades mais afetadas pelas chuvas e inundações. 

“Estamos levando um pouco de alento a uma população que está sendo assolada por desastres naturais. Essas barracas são utilizadas também nas situações que ocorrem no Brasil, têm o mesmo padrão e acolhem até 10 pessoas”, afirmou o major Santana. 

Cada barraca de abrigo desmontável, como é chamada, possui cobertura, piso e estrutura para comportar 10 pessoas. As unidades doadas pertencem ao Sistema de Proteção e Defesa Civil que contempla os três entes federativos: União, Estado e Município. 

O Paraná possui hoje um estoque de 228 barracas que estão distribuídas entre as coordenadorias regionais da Defesa Civil. Para a doação, foram coletadas barracas dos municípios de Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Curitiba e Região Metropolitana.