RIO – O novo console Switch da Nintendo começou a ser vendido nesta sexta-feira em todo o mundo, um lançamento fundamental para a companhia japonesa para tentar reverter as baixas vendas e competir com o PlayStation 4, da Sony. Links tecnologia
O aparelho, com o qual os usuários podem jogar tanto em casa como na rua, reforça a posição da empresa que criou o Super Mario no setor jogos portáteis, após o sucesso de Pokémon Go no ano passado.
A Nintendo, com sede em Kyoto, espera vender mais de dois milhões de consoles Switch, a um preço de 299 dólares, em seu primeiro mês. Uma forte demanda pelo produto ajudaria a empresa a reverter as vendas ruins do último console, Wii U, a decepcionante atualização do popular Wii, que teve mais de 100 milhões de unidades vendidas em todo mundo após seu lançamento, há uma década.
O Switch tem uma tela que pode ser retirada e que os jogadores podem levar para a rua, como se fosse um tablet, com controles removíveis de ambos os lados. A ideia é oferecer aos jogadores uma experiência com sensações físicas mais reais relacionadas com o que está ocorrendo na tela.
O console permite diferentes modos de jogo explorando, além dos botões, o reconhecimento dos movimentos pela aceleração ou pela câmara infravermelha.
LANÇAMENTO FORMA FILAS
Quase 400 fãs formaram uma fila diante de uma loja do distrito de Ikebukuro, em Tóquio, na manhã desta sexta-feira. Um vendedor da loja Yodobashi Camera, em Kawasaki, perto de Tóquio, disse que tinha aparelhos apenas para as pessoas que encomendaram o produto.
? É a primeira vez que compro um console Nintendo ? declarou Yuki Matsuzaki, de 25 anos. ? Comprei o PlayStation 4, mas o que chamou minha atenção neste console da Nintendo foi a ação e o argumento dos jogos.
No passado, a Nintendo ficou conhecida por consoles tradicionais, como o Nintendo 64 e o GameCube, além dos famosos GameBoy e DS.
? Switch é provavelmente um dos mais importantes consoles para a Nintendo nas últimas décadas ? afirmou Serkan Toto, consultor da indústria de videogames com sede em Tóquio. ? É a primeira vez que a Nintendo basicamente combina um videogame portátil e um fixo em um só aparelho, em uma plataforma.
Entretanto, tentar ganhar os dois mercados diferentes é arriscado, acrescentou Toto.
? Alguns poderiam dizer que a Nintendo tenta ‘matar dois coelhos com uma só cajadada’ e que poderia ficar na média e não captar nenhum dos grupos alvo ? acrescentou.
A empresa não conseguiu impressionar os novos investidores e as ações baixaram cerca de 15% desde outubro, quando a companhia apresentou uma amostra de seu novo console aos jogadores. Mas nesta sexta-feira, na Bolsa de Tóquio a ação da Nintendo foi o destaque do dia, com uma alta de 3,65%.
Embora já esteja presente no mercado de videogames portáteis, a Nintendo necessita manter a posição diante da Microsoft e da Sony, que obteve importantes vendas da última versão do PlayStation: mais de 53 milhões de unidades em todo o mundo desde o fim de 2013.