Cotidiano

Paquistão decreta fim do veto a filmes indianos

image4377230789570361687.jpg

RIO ? O governo do Paquistão derrubou a medida que vetava filmes indianos no país, depois de quatro meses em vigor. A notificação oficial veio do Ministério da Informação, Transmissão e do Patrimônio Nacional, após liberação do primeiro-ministro Nawaz Sharif na última quinta. “O governo federal está satisfeito em manter aberta a política de exibição de filmes internacionais (incluindo os indianos) nos cinemas paquistaneses”, dizia o comunicado. Links Bollywood

Os cinemas interromperam a exibição em setembro de 2016, depois do aumento de tensão entre os países na disputa pela região de Kashmir, controlada em parte pelos dois. A Associação Cinematográfica de Produtores da Índia fez o primeiro movimento, impedindo que artistas do Paquistão trabalhassem em produções de Bollywood, indústria do cinema hindu. O banimento dos filmes veio como represália pelo outro lado, através de decisão tomada pela Autoridade Regulatória da Mídia Eletrônica do Paquistão.

A trégua tem um viés comercial: os filmes indianos são extremamente populares no Paquistão e respondem por aproximadamente 70% das arrecadações, o que poderia reanimar a indústria de distribuição do país.

Agora, no entanto, os importadores paquistaneses precisam submeter seus pedidos de filmes à Divisão de Informação e Transmissão do governo, para a qual devem informar título e elenco das produções indianas. As solicitações seguem ainda para o Ministério do Comércio, que então libera uma licença para os compradores.

O primeiro lançamento indiano nos cinemas do Paquistão será “Kaabil”, estrelado por Hrithik Roshan, que entra em cartaz nesta semana, seguido por “Raees”, na seguinte.

As informações são da “Variety“.