Cotidiano

ONU: 90% de mortes em desastres vêm de países de renda média e baixa

RIO ? Nos últimos 20 anos, 90% das mortes causadas em mais de 7 mil desastres pelo mundo aconteceram em países de renda média e baixa. É isso que diz um relatório das Nações Unidas publicado nesta quinta-feira, segundo a Rádio ONU, para marcar o Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres. Nestes episódios, houve mais de 1,3 milhão de vítimas fatais ? sobretudo em terremotos, tsunamis e outras tragédias naturais.

O documento foi lançado em apoio a uma campanha para reduzir a mortalidade global destas catástrofes, especialmente nas comunidades pobres. Os locais de estrutura precária, sem a preparação necessária para estes episódios, apresentam os maiores índices de mortes nestas ocasiões.

Segundo o Escritório da ONU para a Redução do Risco de Desastres, o número de mortes em catástrofes naturais é diretamente relacionado aos níveis de renda e desenvolvimento dos países. No número total de mortos nestes eventos nos últimos 20 anos, países de rendas média e baixa registraram mais de 1,2 milhão.

?CULTURA DA PREVENÇÃO?

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, descreveu o relatório como uma acusação grave à desigualdade entre os países. Segundo o chefe da organização, nações de renda alta sofrem grandes perdas econômicas em desastres, mas pessoas em países de renda baixa pagam com suas vidas.

Ban pediu a todos os governos que cooperem com a sociedade civil e o setor privado neste tema. Ele ressaltou que é necessário mudar a cultura de reação à cultura de prevenção. Ou seja, começar a gerenciar os riscos antes que os desastres aconteçam, e não apenas as consequências destas tragédias.

O desastre mais mortal dos últimos 20 anos foi o terremoto de janeiro de 2010 no Haiti, que matou mais de 220 mil pessoas. Agora, quando o país nem mesmo conseguiu se recuperar deste trauma, foi assolado na semana passada pelo furacão Matthew. Foram mais de mil mortes, sobretudo em comunidades que ficaram completamente destruídas pelos fortes ventos e chuvas.

Em segundo lugar, vem o terremoto e tsunami na Indonésia, em dezembro de 2004, que causou mais de 165 mil mortos. O ciclone tropical Nargis, que atingiu o Mianmar em maio de 2008, foi a terceira catástrofe natural com mais mortos nos últimos 20 anos: mais de 138 mil.