Cotidiano

Onde fazer trilha no Brasil? Descubra locais incríveis!

Do Nordeste ao Sul do país, há lugares perfeitos para se aventurar, sair da rotina e se conectar ainda mais com a natureza

Onde fazer trilha no Brasil? Descubra locais incríveis!

A trilha é uma das atividades mais procuradas por quem gosta de fugir da rotina e manter um contato profundo com a natureza. Não é por acaso que pessoas de todas as idades costumam fazê-la, de forma leve ou mais intensa.

É a atividade perfeita para manter o corpo saudável, garantir a diversão, apreciar as paisagens e, claro, explorar lugares incríveis.

Na verdade, os aventureiros de plantão têm crescido cada vez mais e vêm aquecendo o mercado no mundo inteiro. Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que o turismo de aventura tem crescido 20% ao ano, desde 1998.

No entanto, também existem aquelas pessoas que querem fazer trilha ou trekking (caminhada um pouco mais cansativa), mas não sabem para onde ir. E para mostrar que é possível se aventurar e caminhar por locais extraordinários em cada canto do país, selecionamos as melhores alternativas em diferentes estados. Confira a seguir!

 

Trilha das 7 Praias – Ubatuba (SP)

A Trilha das 7 Praias fica em Ubatuba, no estado de São Paulo, e é perfeita para quem ama contemplar belas paisagens que envolvem o mar.

No total, são 10 km de caminhada e, como o nome já indica, passa por sete praias diferentes da região: o início é na Praia da Lagoinha e passa pelas praias do Oeste, Peres, Bonete, Grande do Bonete, do Deserto, do Cedro do Sul e, por fim, finaliza na Praia da Fortaleza.

Embora o caminho não seja cheio de obstáculos, trata-se de uma trilha de dificuldade média. Para fazê-la, é preciso reservar de 4 a 6 horas, dependendo da quantidade de paradas feitas durante o percurso.

 

Travessia dos Lençóis Maranhenses (MA)

Quem espera uma trilha realmente imersiva não irá se decepcionar ao fazer a Travessia dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão. É uma caminhada de, no mínimo, 3 dias e mais de 30 km percorridos.

Por isso, ela é mais indicada para pessoas que têm condicionamento físico e disposição para andar por alguns dias seguidos. Mas vale lembrar que os pernoites podem garantir um bom descanso após longas caminhadas. Além disso, as paisagens também são um ótimo refúgio para esquecer o cansaço.

Dunas, lagoas naturais, areias extremamente claras e comunidades regionais são apenas alguns dos elementos que compõem todo o cenário.

 

Trilha do Rio do Boi (RS)

Com um percurso não muito longo e várias pedras no caminho, a Trilha do Rio do Boi é feita no Parque Nacional Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul. A caminhada ocorre por dentro do Cânion Itaimbezinho, então é preciso se atentar às pedras do rio e aos animais (como cobras e aranhas) na mata.

Todo o percurso tem aproximadamente 16 km e pode ser feito de 6 a 8 horas, dependendo do ritmo das pessoas que estão no grupo. E, certamente, as cachoeiras, rios, águas cristalinas e lindas paisagens se tornam combustível para manter os visitantes firmes durante a caminhada.

 

Trilha da Boca da Onça – Bodoquena (MS)

Também é possível contemplar a natureza paradisíaca das cachoeiras da Boca da Onça, em Bodoquena, no Mato Grosso do Sul. Os visitantes podem se hospedar em Bonito (cidade próxima) e sair de lá mesmo para fazer o passeio.

No local, há duas alternativas de trilhas: a Adventure (mais curta, com cerca de 4 km) e a Discovery (um pouco mais longa, com cerca de 6 km). Os visitantes podem escolher de acordo com o seu perfil de aventureiro.

Porém, vale destacar que nas duas alternativas as paisagens são maravilhosas, assim como as cachoeiras, as cascatas, as águas cristalinas e os pontos de banho.

 

Travessia Petrópolis – Teresópolis (RJ)

Como o nome sugere, a trilha liga duas cidades do Rio de Janeiro: Petrópolis e Teresópolis. Ela tem aproximadamente 30 km de extensão e atravessa o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Essa trilha é indicada para quem está preparado fisicamente, já que é necessário aproximadamente 3 dias para concluí-la. Ela não é considerada leve, mas o esforço é recompensado com uma vista maravilhosa que pode ser contemplada durante todo o caminho.

Além de morros e montanhas, as cachoeiras, águas correntes e um nascer do sol deslumbrante também fazem parte do percurso.