Cotidiano

Obama reduz penas para mais 79 presos nos EUA

Obama-GHF30O63M.1.jpg

WASHINGTON ? O presidente dos EUA, Barack Obama, reduziu as penas de prisão para 79 pessoas nesta terça-feira. Com isso, rebaixou mais de mil sentenças o longo do seu governo, que chega ao fim neste ano. No total, o chefe da Casa Branca comutou mais penas do que os 11 presidentes anteriores somados.

Ao longo dos últimos meses, Obama agilizou o processo de redução de penas. O presidente coloca em prática os seus pedidos por uma reforma pena que ofereça uma segunda chance a quem tenha cometido crimes não violentos, geralmente relacionados ao narcotráfico. Uma boa parte dos presos havia sido condenada à prisão perpétua.

“Não faz nenhum sentido que alguém que cometeu um delito não violento passe décadas ou até mesmo sua vida inteira no cárcere”, escreveu Obama no seu Facebook. “Este não é um bom uso para o dinheiro dos contribuintes e tampouco é benéfico para a segurança pública.”

Espera-se que Obama conceda mais benefícios nas suas últimas semanas na Presidência dos EUA. A sua política é alvo de críticas do seu futuro sucessor, o republicano Donald Trump, que deverá tomar posse em 20 de janeiro.

Os Estados Unidos mantêm atualmente mais de 2,2 milhões de pessoas atrás das grades, entre elas inúmeros doentes mentais e viciados, muitos deles provenientes de minorias desfavorecidas. Este sistema gera uma dramática taxa de reincidência.