Maripá – Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental fizeram novas expedições investigativas para o desenvolvimento dos projetos para o Programa União Faz a Vida, desenvolvido pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Maripá em parceria com o Sicredi.
Estudante do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Pedro Álvares Cabral, de Pérola Independente, visitaram algumas residências para saber de onde vêm os vegetais que os moradores consomem. “Os alunos perguntaram para as pessoas se elas têm horta em casa e quais os vegetais que produzem para termos uma ideia de como a comunidade local lida com os alimentos que consomem”, explica a professora Jessica Dobler.
A proposta de projeto dessas turmas é fazer uma horta na escola, no estilo tradicional, para produzir alguns dos alimentos que são utilizados na refeição dos alunos. O projeto também tem como responsável a professora Paula Schumacher.
Já os estudantes do Pré I, Pré II e Maternal I do Centro Municipal de Educação Infantil Casinha Feliz estão trabalhando com leitura, cujo foco é a influência da contação de histórias para o desenvolvimento da imaginação. As responsáveis são as educadoras Daniele Carolina Celant e Juliana Fernanda de Souza.
A expedição investigativa foi na Biblioteca Pública Cidadã. O objetivo do projeto é trabalhar a relação da família com a criança por meio da leitura em casa, tendo em vista a contribuição das histórias infantis no desenvolvimento emocional das crianças.
O próximo passo é planejar com professores e alunos quais as possibilidades para colocar os projetos em prática no decorrer do ano.