RIO- Pesquisadores americanos desenvolveram um exame de sangue para detectar a tuberculose, que pode acelerar o diagnóstico e o tratamento da infecção. A doença já matou cerca de um bilhão de pessoas nos últimos dois séculos e, embora o tratamento evite que o quadro se complique, ainda é uma das dez principais causas de morte no mundo. tuberculose
De acordo com os pesquisadores, o novo teste pode ser feito em algumas horas e supera os exames existentes no mercado atualmente. Além de detectar a doença, o exame de sangue indica o grau de gravidade da infecção por meio da análise das proteínas CFP-10 e ESAT-6 no sangue, geradas pelas bactérias da tuberculose somente durante infecções ativas. A precisão do exame é de 92%, mas ainda não está disponível no mercado.
Os testes tradicionais, segundo os cientistas, podem dar falsos negativos e levar dias para revelar o resultado. A pesquisa que deu origem ao exame foi publicada na revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA.
“Com os formatos atuais de exames, os únicos métodos para diagnosticar a tuberculose são as secreções expectoradas, os cultivos de sangue, invasivas biopsias pulmonares ou linfáticas, ou punções lombares”, afirmou Tony Hu, do Instituto de Biodesign da Universidade do estado do Arizona, que comandou as pesquisas.