Surpreendente. Essa é a melhor palavra para definir a Fazer 250 ABS 2018. Inteiramente remodelada, a nova geração chega trazendo um design impactante, cheio de arrojo e modernidade, sistema ABS como item de série e ainda mais agilidade, claro, sem abrir mão das características que fazem o DNA do modelo, que são o conforto, economia e sobretudo a durabilidade do motor. Prova disso é sua nova garantia de 4 anos, a maior já oferecida no mercado de duas rodas no Brasil.
Na nova Fazer 250 ABS, as novidades vão além de seu visual moderno e arrebatador. Por sua agilidade e praticidade, ela é uma moto perfeita para o uso urbano, podendo ser utilizada para locomoção até o trabalho, pequenas viagens, lazer e até mesmo para uso como ferramenta profissional.
Chassis
Parte do mérito de seu ótimo comportamento dinâmico se deve ao seu chassi, que também é completamente novo, agora com o motor fazendo parte da estrutura.
Todo fabricado em aço, o chassi da nova 250cc da Yamaha é mais leve e resistente a torções, incidindo diretamente no comportamento da motocicleta. Com isso, além de ser nitidamente mais firme, a Fazer 250 ABS também é bastante ágil e capaz de mudar de trajetória com grande rapidez e, o mais importante, de forma estável – todas as qualidades que se deseja em uma motocicleta de uso urbano.
Mas ainda há mais o que ser dito sobre a invejável agilidade da nova Yamaha Fazer 250 ABS. Graças a redução do peso em 4 kg, à centralização de massas na parte de baixo da moto, somadas à geometria bem acertada – cujo ângulo do cáster é de 24,5° e o trail, de 98 mm –, o novo modelo também se destaca pela agilidade e facilidade na pilotagem, com uma impressionante leveza na condução. Essas características fazem dela uma das melhores opções para os proprietários de motos de 125/150cc que buscam um up grade para uma motocicleta mais potente e completa, ou até mesmo para quem está iniciando no motociclismo.
Suspensões
Outros componentes responsáveis pela invejável agilidade e estabilidade e também pelo conforto da nova 250cc da Yamaha são as suspensões. Completamente novas, elas são mais robustas quando comparadas às que equipavam sua antecessora, filtrando melhor as irregularidades do piso.
Na dianteira, os tubos internos estão mais largos – passando de 37mm de diâmetro para 41mm – e ganharam 10mm de curso, aumentando de 120 para 130mm. Já na traseira, o amortecedor único, cujo curso é de 120mm, não só é mais robusto em seu corpo, como também nos elos da mola, que por sua vez é ajustável em sete níveis de compressão.
Rodas e pneus – Agora com 10 raios, as rodas em liga leve ganharam design mais arrojado e, além de mais bonitas, também estão mais largas, passando de 2,15 para 2,5 polegadas na dianteira, e de 3,0 polegadas na traseira, para 4,0.
Conforto
Este sempre foi um dos atributos da Fazer 250. Por isso, em sua quarta geração, este quesito recebeu total atenção. Na busca por tornar a direção mais leve, um novo guidão mais largo foi adotado. Com ele, o esforço no esterçamento é menor, tornando a pilotagem ainda mais fácil e agradável.
Outro detalhe que merece destaque quando o assunto é conforto, são os assentos. Inspirados nos que equipam a XJ6N, eles são largos e ergonômicos oferecendo boa acomodação tanto para o piloto quanto para o passageiro, que por sua vez, também contam com apoios para os pés bem posicionados.