PARIS ? Nesta quarta-feira, os do Louvre e d?Orsay reabriram suas portas após as enchentes que nos últimos dias tomaram conta de Paris. As principais coleções de arte da capital francesa tiveram a visitação fechada como medida de segurança durante as fortes chuvas. O objetivo era evitar que as obras históricas fossem danificadas com a elevação do nível do Rio Sena. parisenchentes
Finalmente, os turistas puderam voltar a encher as salas do Louvre para visitar suas famosas obras de arte ? como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, que aglomera multidões diariamente. Nos últimos dias, visitantes desavisados se desapontavam ao descobrir que o museu estava fechado quando chegavam ao portão.
Funcionários do local moveram 35 mil obras dos depósitos e níveis do museu que poderiam ser afetados pelas inundações na semana passada. A profundidade do Sena alcançou seu nível mais alto no sábado, e ainda permanece três metros acima do normal.
?DESASTRE NATURAL?
Também nesta quarta-feira, autoridades franceses declararam formalmente que 782 cidades e povoados foram atingidos por um desastre natural.
Com isso, os residentes e empresas afetadas pelas inundações poderão obter ajuda financeira com mais facilidade.
No total, 20 mil pessoas foram retiradas de suas casas, segundo o porta-voz do governo francês. Pelo menos 19 pessoas morreram por causa das fortes chuvas a Europa.