Cotidiano

Muro desaba e assusta moradores de condomínio em Botafogo

muro_desabamento_piso_botafogo.jpgRIO -Moradores ficaram bastante assustados após um muro despencar dentro de um pequeno condomínio em Botafogo, na Zona Sul do Rio, na noite desta sexta-feira. O incidente ocorreu por volta das 20h, quando parte do piso da área externa, por onde circulam moradores, também cedeu e formou uma cratera no local. Os escombros caíram em um terreno ao lado, onde está sendo construído um edifício residencial. Ninguém ficou ferido.

Após a queda, o Corpo de Bombeiros e técnicos da Defesa Civil foram acionados. A área comprometida foi isolada pelo órgão, que informou aos moradores que ?a estrutura das residências não foi abalada?. Mesmo assim, muitos preferiram deixar a suas casas para ir passar a noite na casa de parentes e amigos.

? Nós estávamos na sala, havíamos acabado de jantar. E, de repente, começamos a ouvir uns estalos, que foram aumentado. Em um primeiro momento não entendemos. Depois, veio um estrondo forte. Então, meu filho correu e gritou: ?mãe, o muro caiu?. Tomei um susto muito grande. Fiquei muito nervosa. Pela janela, vi o que tinha acontecido e chamei o Corpo de Bombeiros ? afirmou a moradora Tereza Amaro, cuja residência fica no térreo.

Moradores contaram que é comum as pessoas ficarem no pátio do local, área comum entre os imóveis, para conversarem. Eles ressaltaram que, se estivesse alguém no local, seria uma tragédia. Além disso, canos de gás foram instalados na área recentemente, dos quais apenas um estava em funcionamento. Testemunhas contataram que houve vazamento.

O arquiteto Vitor Garcez, cuja mãe é proprietária de um apartamento, relatou que pouco tempo antes do desabamento havia chamado a Defesa Civil. Ele disse que ficou preocupado ao notar que haviam rachaduras no local.

? A gente ligou para a Defesa Civil cerca de meia hora antes (do desabamento). E eles disseram que não tinham atendimento de emergência e que eles não poderiam vir imediatamente, mas que avisariam a um engenheiro que, provavelmente, só viria amanhã (este sábado) ? relatou ele, que complementou. ? Já tinha uma trinca aberta de cerca de dez centímetros, o piso já estava cedendo e havia um buraco na área do jardim de um metro de diâmetro.

Garcez contou ainda que, por receio de que fosse vazamento de gás, os moradores pediram que o fornecimento fosse interrompido e que tentaram contato com o responsável pela obra.

? Quando a gente estava em contato com o engenheiro responsável pela obra, o muro caiu. Por sorte, a gente estava dentro do apartamento. Dez minutos antes, estávamos (ele e outros moradores) pisando no chão que cedeu ? complementou ele, que levou a mãe e a irmã, que moram no local, para a sua casa.

Apedar de a Defesa Civil ter comparecido ao local, os moradores reclamaram que órgão não deixou nenhum laudo garantindo que o solo não voltaria a ceder e que não havia risco aos prédios.

? Eu só quero saber se nós podemos ir para casa e dormir tranquilamente, sem correr risco nenhum. (Essa informação) é muito vaga ? disse a moradora Ana Lucia Seoane, após um agente da Defesa Civil afirmar que ?no momento não havia riscos?.

A obra realizada no terreno ao lado ? para onde o muro e parte do pátio despencaram ? é feita pela empresa MGX. José Carlos Werneck, o responsável pela construção realizada no terreno ao lado, também esteve no local do desabamento. Ele conversou com os moradores e disse que retornaria no período do dia. Os moradores, que reclamaram das obras que já dura alguns meses, afirmaram que também acionarão outro profissional por conta própria para que o trabalho seja realizado em conjunto ? afirmou a moradora. ? Foi comunicado que o prédio estava com vazamento de água da Cedae. Esse vazamento apareceu no nosso terreno, carreando a areia. Foi atendido, a tubulação nova está aqui. Mas, enquanto esse serviço foi feito, o outro continuou vazando, carreando terra (que carreou a terra). Os moradores podem voltar para a casa, porque a Defesa Civil liberou e não há problema nenhum nas casas.