Cotidiano

Municípios da região em alerta contra os escorpiões

Assis Chateaubriand – Dois municípios da região oeste, Assis Chateaubriand e Marechal Cândido Rondon, tem realizado ações no sentido de combater o aparecimento de escorpiões.

Assis Chateaubriand realizou, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e 20ª Regional de Saúde, reunião para definir ações em relação ao controle de escorpião.

Desde o começo da semana, a equipe da Secretaria da Saúde iniciou entrevistas com os moradores sobre a ocorrência de escorpiões em seus imóveis, que vai gerar um diagnostico situacional, mostrando os locais de maior risco.

De acordo com o secretário Agnaldo Vieira, a partir deste diagnostico, será realizado manejo ambiental de forma contínua no município e paralelamente a esse trabalho a equipe esta aproveitando para combater possíveis criadouros e focos transmissores da dengue.

Paralelo a essas ações, a Secretaria de Estado da Saúde vem capacitando os profissionais de área dos 18 municípios da abrangência da 20ª Regional da Saúde, em relação ao manejo clínico dos casos de acidente com animais peçonhentos.

Já em Marechal Cândido Rondon, os frequentes registros junto ao setor de Vigilância Sanitária sobre a ocorrência destes animais peçonhentos em residências de diversas regiões da cidade, motivaram um alerta por parte do órgão. Ultimamente, têm ocorrido de três a quatro ligações diárias, com relatos da presença de escorpiões nas casas.

O mais encontrado, segundo os registros, é o escorpião preto, de nome científico Bothriurus bonariensis, menos perigoso que o escorpião marrom. Segundo especialistas, o escorpião preto causa dor e inflamação. Já a picada da espécie marrom pode ser fatal.

No ano passado, foram registrados no município cinco casos de picada de escorpião preto. Quatro acidentes foram considerados de baixo risco.