No último trimestre do ano passado, a Copel (Companhia Paranaense de Energia) passou incentivar o consumidor a aderir à fatura digital e enviou comunicado aos clientes. O problema é que muitos foram pegos de surpresa neste início do ano e não receberam a conta de energia, mesmo aqueles que não possuem e-mail para o envio da fatura ou não autorizaram a mudança na forma de emissão da fatura.
Essa confusão gerou reclamações porque muitos consumidores são obrigados a buscar a segunda via da fatura na agência da Copel, o que gerou filas nos primeiros dias desta semana. Ontem, por exemplo, a fila era grande para a retirada da fatura.
Rosimere Rodrigues, que havia alugado uma casa para uma terceira pessoa, foi uma das pessoas que foi pega de surpresa com a mudança. Somente depois que o inquilino deixou o imóvel ela soube que havia contas em atraso. “Não fui comunicada sobre essa mudança e fiquei esperando. Agora preciso acertar três contas em atraso”, diz. Ontem ela procurou a Copel para resolver essa situação.
Eliel Oliveira de Souza, conta que tinha cadastro na Copel e mesmo sem autorizar a mudança, não recebeu a tarifa de energia em casa.
“Fui informado por funcionários de que a partir de agora não vão mais deixar a conta em casa e que ela será enviada somente on-line”, afirma.
Avisos eletrônicos
De acordo com a assessoria de imprensa da Copel, todos os clientes que possuem e-mail no cadastro da Companhia recebem de forma digital os avisos de desligamentos programados e avisos de conta em atraso.
“Portanto, a empresa partiu desse pressuposto para convidar os que tinham cadastro completo, principalmente os que possuem débito automático, a mudar para a fatura digital”, explica em nota a assessoria.
O pagamento da tarifa de energia, complementa a assessoria, pode ser realizado em todas as redes bancárias e na rede credenciada mediante o número do CPF do titular.
Alteração
A assessoria da Copel esclarece ainda que “todos os clientes podem alterar a forma de recebimento da fatura facilmente em nosso aplicativo “Copel Mobile”, agência virtual da Web ou qualquer outro canal de atendimento”.