Cotidiano

Ministro e auditores do TCU realizam inspeção em obras da Linha 4 do metrô

RIO — O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, realizou, no fim da noite desta segunda-feira, uma inspeção no andamento das obras da Linha 4 do metrô no Rio. Na visita técnica, além de auditores do órgão, também estiveram presentes o Secretário estadual de Transportes, Rodrigo Vieira, e funcionários da pasta e da empresa Rio Trilhos. Em uma das composições, o grupo saiu da estação General Osório, em Ipanema, e seguiu até a Barra da Tijuca, no Jardim Oceânico, antes de voltaram até o ponto de partida.

— Um dos fatores mais importantes era ter a garantia das obras terminadas porque, quando não se termina uma obra, o prejuízo é muito grande para a sociedade. Foi uma decisão importante do Tribunal de Contas, e isso dá uma garantia para a Presidência da República também, porque um dos fatores mais importantes das chamadas pedaladas foi a abertura de crédito sem a autorização do congresso, e isso poderia criar um constrangimento muito grande para o presidente em exercício (Michel Temer) — afirmou o ministro, durante saída da visita técnica, na estação General Osório, já na madrugada desta terça-feira.

A inspeção ocorreu após o Governo Federal ter liberado os recursos de R$2,9 bilhões para o estado, depois da aprovação da medida provisória pelo TCU, na semana passada. O ministro, que é relator das Olimpíadas do Tribunal de Contas, afirmou que ficou “impressionado positivamente” com o que viu durante a visita, mas ressaltou a preocupação com o legado dos Jogos Olímpicos.

— Acho que a obra é moderna, demonstra uma eficiência, uma experiência e uma capacidade que o Rio tem de deixar um grande legado nessa parte de infraestrutura — disse Nardes, que acrescentou que foi dado mais um prazo para que o plano de legado seja apresentado ao TCU. — É buscar eficiência do dinheiro aplicado, são próximos de R$ 40 bilhões. Esse dinheiro tem que ser bem investido em termos de retorno para a sociedade como um todo, não somente na parte de infraestrutura, mas especialmente em relação ao esporte, ao turismo, em relação à segurança , que infelizmente temos falhas.

Segurança, aliás, é um dos quesitos que preocupam o ministro. De acordo com ele, ocorreram conversas com os ministros da Justiça, Defesa, diretor da Polícia Federal, além do Secretário de Segurança do Rio.

— O Tribunal de Contas fez várias auditorias alertando as falhas que existem. O sentido é alertar para que as providências sejam tomadas antes dos jogos — explicou.

Sobre a visita, o Secretário Rodrigo Vieira relatou que o grupo parou em estações como Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema; São Conrado; e seguiram até o Jardim Oceânico e a conexão com o BRT, passando pela ponte estaiada na Barra da Tijuca. Ele explicou que a obra metroviária está pronta, mas ainda faltam finalizar instalações em alguns pontos, como elevadores e escadas rolantes nas estações Jardim de Alah e Antero de Quental.

Vieira informou ainda que testes estão sendo realizados no novo traçado. Nesta madrugada, seis trens foram utilizados: três no trecho sul e outros três no trecho oeste.

— A gente continua fazendo testes exaustivos: cada um dos sistemas, cada uma das situações para que no dia 15 de julho, com os testes finalizados, a operadora comece a realizar a marcha em branco, que é a operação normal, sem passageiros. Serve para afinar e treinar todos os funcionários, pilotos para a operação no dia primeiro de agosto para a população — disse o Secretário, que garantiu que as obras no interior das estações já estarão terminadas até o dia 15 de julho. Nesta data, apenas itens no entorno, como asfalto e iluminação pública estarão sendo finalizadas.

Com a aproximação do término das obras, conforme informou o secretário, as vias interditadas para as obras do metrô já começam a ser liberadas ao tráfego de veículos. O processo de desbloqueio já foi iniciado em uma das pistas à beira da Lagoa. No dia 16 de julho, a Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon; assim como a Praça Antero de Quental, no mesmo bairro; além do Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, estarão liberados.

— A obra está no cronograma. É um cronograma justo, que estamos acompanhando dia após dia. Com esse movimento do Governo Federal, aprovado pelo Tribunal de Contas, tivemos a tranquilidade de equacionar a questão financeira e vamos trabalhar para entregar essa linha para a população.