RIO ? A diretora Marjane Satrapi, indicada ao Oscar de melhor animação por “Persepolis” (2007), irá dirigir a versão cinematográfica de ?Radioactive?, livro de Lauren Redniss sobre a história de Marie e Pierre Curie. O roteiro do filme será escrito por Jack Thorne. Os atores ainda não foram definidos e as filmagens devem começar no outono do hemisfério norte. Links Cinema
Baseado no livro ?Radioactive: Marie & Pierre Curie: A tale of love and fallout?, de 2011 e primeiro livro de não-ficção finalista do National Book Award, o filme conta a história da vencedora do Nobel, Marie Curie e suas descobertas científicas – tudo sob o prisma de seu casamento com Pierre – e os efeitos transformadores que a descoberta que eles fizeram do rádio, elemento químico altamente radioativo, teve no século 20.
Nascida na Polônia em 1867, Marie se mudou para a França em 1891 e casou com Pierre em 1895. Eles desenvolveram juntos a teoria da radioatividade e técnicas para isolar isótopos radioativos. Além disso, descobriram os elementos polônio e rádio. A dupla participou do início de uma nova era científica e tecnológica que levou à época nuclear.
?Marie Curie foi uma das melhores cientistas do século 20?, declarou um dos produtores do filme, Tim Bevan. ?Com a originalidade do livro de Laura Redniss, a refrescância do roteiro de Jack Thorne e a imaginação visual da direção de Marjane Strapi, acho que temos a oportunidade de fazer um filme bastante original sobre o trabalho dela e suas consequências?.
Para Satrapi, ?além do fato de ela ter ganhado duas vezes o Nobel, a Marie por si só já é uma personagem épica. Esse filme não é apenas um resumo da vida dessa mulher excepcional. Ele conta a história da radioatividade desde sua descoberta, até hoje?.
?Persepolis?, filme dirigido por Strapi, foi indicado ao Oscar de melhor animação em 2008. Foi aclamado pelo público e pela crítica, sendo agraciado por premiações como o Cannes e o César.