Cotidiano

Maria Grazia Chiuri é a nova diretora-criativa da Dior

RIO – Depois de muita expectativas e boatos, finalmente a Dior confirmou o nome da italiana Maria Grazia Chiuri para o posto de diretora-criativa da maison. Maria Grazia, que estava no comando da Valentino ao lado de Pierpaolo Piccioli, assume a vaga deixada por Raf Simons em outubro de 2015.

Essa é a primeira vez que uma mulher ocupa a chefia criativa da marca criada por Christian Dior em 1946. A italiana, ao lado de Pierpaolo, estava na Valentino desde 2008. Os dois foram alunos do Istituto Europeo di Design, em Roma, e se conheceram através de amigos em comum há 20 anos. Desde então, os dois trabalham juntos, inclusive ocupando postos de destaque na Fendi. Agora, Piccioli vai comandar sozinho a marca italiana.

“É uma grande honra me juntar a Dior”, disse ela, em comunicado. “Eu meço a enorme responsabilidade de ser a primeira mulher responsável pela criação em uma casa profundamente baseada na expressão pura da feminilidade”.

Maria Grazia vai cuidar das coleções de alta-costura, ready-to-wear e acessórios, e sua primeira apresentação será na semana de moda de Paris em setembro.

“Estou emocionado em receber Maria Grazia Chiuri na casa de Christian Dior”, disse o CEO, Sidney Toledano. “A visão de mulher dela, sensual e poética soa com Monsier Dior. Sua expertise na arte da cultura e sua paixão por artesanato estará em perfeita harmonia com o know-how do nosso ateliê”.