Cotidiano

Manter royalties é desafio dos lindeiros

O maior desafio da nova diretoria é conseguir a manutenção dos royalties de Itaipu aos 16 municípios banhados pelo reservatório da hidrelétrica

Santa Helena – A prefeita reeleita de Mercedes, Cleci Loffi (PMDB), foi aclamada ontem em audiência em Santa Helena como a nova presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. Ela assume para mandato de dois anos em lugar de Moacir Froehlich, de Marechal Cândido Rondon. O maior desafio da nova diretoria, conforme Cleci, é conseguir a manutenção dos royalties de Itaipu aos 16 municípios banhados pelo reservatório da hidrelétrica – 15 da Costa Oeste paranaense mais Mundo Novo, cidade do Mato Grosso do Sul.

Conforme o que foi acordado no tratado binacional há mais de 30 anos, os royalties seriam pagos aos municípios que tiveram parte dos seus territórios alagados até o ano de 2023. “Nossa luta será mostrar à direção da Itaipu e aos governos do Brasil e Paraguai que as áreas seguirão alagadas depois dessa data e que os problemas, principalmente nos campos da segurança pública e da saúde, seguirão”, conforme Cleci, que dá sequência a uma luta empunhada com determinação nos dois anos da gestão de Moacir Froehlich.

A compensação paga mensalmente pela hidrelétrica é considerada fundamental para enfrentar desafios principalmente na área da segurança, já que o lago virou rota ao tráfico e ao descaminho. “Precisamos desses recursos e vamos nos unir ainda mais para que o prazo de pagamento seja no mínimo prorrogado”, conforme Cleci. A questão da segurança também preocupa de forma particular os prefeitos lindeiros. A proximidade principalmente com o Paraguai, as carências do país vizinho e o grande número de brasiguaios fazem com que as unidades de atendimento do lado brasileiro sejam bastante utilizadas.

Balanço

Durante a assembleia de ontem, o então presidente Moacir Froehlich aproveitou para prestar contas de sua gestão no biênio 2015/2016. Mesmo com um período difícil à economia e à política brasileira, os resultados são muito bons. Moacir ressalta principalmente o fortalecimento de programas e ações em parceria com a Itaipu nos campos ambiental, social e econômico. “Quero agradecer a todos que colaboraram e contribuíram para fortalecer a Costa Oeste”.

Nova diretoria

Além da prefeita Cleci Loffi como presidente, a nova diretoria do Conselho dos Lindeiros é formada pelo prefeito de Santa Helena, Airton Copatti, como vice-presidente; pelo presidente da Acimacar, Paulo Rodrigo Copetti, como secretário; pelo presidente da Aciag, Walter Fabiano dos Santos, como vice-secretário; pelo vereador de Santa Helena, Edson Wamms, como tesoureiro; e pelo presidente da Câmara de Mundo Novo (MS), Gildo Amaral, como vice-tesoureiro. O Conselho Fiscal é composto por Gilbero Salvador (prefeito de São José das Palmeiras), Amauri Welter (presidente da Acimi) e Flávio Prigol (presidente da Câmara de Pato Bragado). Os suplentes são Jones Heiden (prefeito de Entre Rios do Oeste) e Leomar Rohden (prefeito de Pato Bragado).