Cotidiano

Manifestantes protestam contra foro privilegiado e voto em lista fechada em São Paulo

protestopaulista.jpgSÃO PAULO. Centenas de manifestantes vestindo verde e amarelo ocupam um quarteirão da Avenida Paulista, em São Paulo, em frente ao MASP, em protesto a favor da Operação Lava-Jato na tarde deste domingo.

Um dos organizadores do ato é o movimento Vem pra Rua, que, além de defesa da Lava-Jato, incluiu na pauta a defesa do fim do foro privilegiado, pela renovação política em 2018 e contra alguns dos pontos da reforma política em debate preliminar entre líderes partidários, como o aumento do fundo partidário e o voto em lista fechada.

A maior partes das mensagens nos cartazes trazem palavras de apoio ao juiz Sérgio Moro, pelo fim do foro e contra o ex-presidente Lula. Dois caminhões de som tocam músicas com menção ao combate à corrupção.

Um boneco inflável do ex-presidente Lula vestido de presidiário foi instalado ao lado de um dos caminhões.

– Nossa pauta agora não é mais a favor ou contra Dilma, a favor ou contra o impeachment. A pauta agora é muito mais complexa – disse Rogério Cherquer, um dos líderes do Vem pra Rua, um dos organizadores, mencionando a pauta da manifestação. – O congresso, com ajuda do governo federal, está tentando empurrar goela abaixo do povo brasileiro medidas que visam beneficiar apenas os poderosos – disse.