No estudo realizado pela empresa C230, braço de consultoria da Fundação Think Tank IDEA, observa-se que, com ações adequadas, a região tem oportunidades de acelerar a adoção de veículos elétricos e autônomos. Enquanto 80% dos latino-americanos já ouviram falar de carros movidos a bateria, apenas 1 em cada 10 andou em um desses veículos.
Os resultados do estudo foram compartilhados no "Nissan Futures América Latina", realizado em São Paulo, Brasil. No evento, a Nissan reiterou seu compromisso de impulsionar o futuro da mobilidade na região por meio de sua visão de marca Nissan Intelligent Mobility, que busca mudar a maneira como os carros são impulsionados, conduzidos e integrados à sociedade.
A C230 conversou com 5.700 pessoas em cinco países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru – com o objetivo de conhecer o grau de abertura na região para as novas tecnologias de mobilidade.
O estudo também contribuiu para identificar outros dados relevantes sobre o assunto, entre os quais se destacam:
Oportunidades para a introdução de veículos elétricos
80% dos entrevistados estariam dispostos a comprar um veículo elétrico, uma vez que o consideram uma solução que contribui para a redução da poluição ambiental.
73% pensam que abastecer um veículo elétrico é mais barato custo do que os movidos a combustíveis fósseis.
Embora haja uma clara abertura para adquirir e aprender mais sobre veículos elétricos, foram identificadas algumas barreiras, que os entrevistados expressam como as principais preocupações relacionadas à aquisição de um veículo elétrico, tais como:
75% consideram que pode ser complicado encontrar um ponto de recarga.
60% preocupam-se com o fato de que a carga disponível neste tipo de veículo pode não ser suficiente para completar os deslocamentos diários.
Para 63% deles, a preocupação é que o tempo de carregamento da bateria seja muito