BAGDÁ ? O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, anunciou o início de uma ofensiva para retomar a cidade de Mossul, a capital do califado do Estado Islâmico (EI) no Iraque.
? Chegou a hora e o momento de uma grande vitória está próximo ? disse ele em um discurso na televisão estatal, rodeado pelos principais líderes das Forças Armadas. ? Hoje eu anuncio o início da operação para libertar a província de Nínive.
A ofensiva em Mossul é apoiada pela coalizão liderada pelos Estados Unidos e poderia ser uma das maiores operações militares no Iraque desde a invasão liderada pelos EUA em 2003, que derrubou Saddam Hussein.
?Estamos orgulhosos de estar com vocês nesta operação histórica?, disse Brett McGurk, enviado dos EUA para a coalizão contra o Estado islâmico, através do Twitter, no início da ofensiva.
Mossul é o último grande bastião do grupo extremista sunita no Iraque.
Com uma população antes da guerra de de cerca de 2 milhões de habitantes, a cidade no norte do Iraque é a maior que o Estado Islâmico controla depois de declarar um califado no país e na Síria em 2014.