RIO – Mesmo com a presença do candidato Indio da Costa (PSD) na convenção do PSB nesta quinta-feira, o partido não anunciou o apoio a qualquer candidatura à prefeitura do Rio. No plenário da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio, Indio pediu o apoio dos filiados e lançou o deputado federal Hugo Leal (PSB) para ser vice em sua chapa. Entretanto, nada foi decidido.
– Eu convidei todas as pessoas que estão negociando: o PRB, o PSDB, o PSD. Mas ele (Indio) foi o único que teve coragem de vir aqui, e eu gosto disso – disse Hugo Leal.
Enquanto o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, negocia o apoio ao candidato do PMDB, Pedro Paulo, o presidente estadual, Hugo Leal, tem preferência por Indio. A expectativa é que a questão seja resolvida somente amanhã, na sexta-feira, último dia do prazo eleitoral para formalizar a chapa. O PRB de Marcelo Crivella agora corre por fora nas negociações.
Cortejado por quase todas as candidaturas em função do tempo de TV na propaganda eleitoral, o PSB já conversou também com as candidaturas de Osorio (PSDB) e Alessandro Molon (Rede).
Para a direção estadual, o ideal seria que Osorio e Indio chegassem a um entendimento para que fosse formada apenas uma chapa, robustecida com o apoio do PSB. A conversa entre os dois partidos, entretanto, não foi adiante. Em uma reunião entre Osorio e Indio, na qual estavam outros membros de PSDB e PSD, o tucano Luiz Paulo Corrêa da Rocha e Indio da Costa tiveram um desentendimento. O encontro terminou de forma abrupta e não foi possível qualquer acordo.
Segundo Hugo Leal, sua preferência conta “um vinte avos” para a definição da candidatura. Por isso, não arriscou fazer qualquer previsão, mesmo pressionando a cúpula nacional com os elogios ao candidato do PSD.
Ontem, Carlos Siqueira conversava sobre a possibilidade de o peemedebista Rodrigo Pacheco abrir mão de sair candidato em Belo Horizonte, para apoiar Paulo Brant, do PSB de Minas. Assim, Pedro Paulo poderia ter o apoio do PSB no Rio. Pacheco, no entanto, negou qualquer possibilidade de retirar sua candidatura.
Mesmo que o PSB não apoie Pedro Paulo, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, costura um apoio independente de Romário à candidatura do PMDB. O ex-jogador, inclusive, não esteve presente à convenção. Romário desistiu da candidatura no mês passado, depois de não conseguir arrecadar fundos para a campanha. Ele chegou bem perto de apoiar Marcelo Crivella antes de ser retirado do comando estadual do PSB, que passou para as mãos de Hugo Leal.
Na convenção desta quinta-feira, Indio foi aplaudido pelos filiados do PSB ao criticar o PMDB e os mandatos de Eduardo Paes e Luiz Fernando Pezão.
– Estou aqui para pedir o apoio dos convencionados para mudar o Rio de Janeiro, onde tem um partido que faliu o estado e onde já já a prefeitura pode quebrar – criticou Indio.