RIO – O governo da Índia sancionou uma proposta que vai facilitar a vida dos turistas que chegarem ao país. O governo quer oferecer chip de celular local, de graça, para os estrangeiros que visitem o país com vistos turísticos. O plano vai ser votado até o final de setembro deste ano.
“Eu acho que a proposta será provavelmente lançada no Dia Mundial do Turismo, no dia 27 de setembro”, disse o secretário de Turismo do país, Vinod Zutshi ao site Mashable.
Estrangeiros são atualmente obrigados a passar por um procedimento bastante demorado para obter um cartão de celular indiano. A gama de documentos que são necessários inclui passaporte com carimbo de visto válido, comprovante de endereço e fotografias, entre outros.
Além disso, o turista também precisa fazer um procedimento de controle com o operador que pode levar até dois dias. A ideia da proposta é atrair ainda mais turistas ao país, que sofreu com a queda de visitantes nos últimos anos.
Além de um cartão SIM, também serão fornecidos aos estrangeiros mapas, folhetos com informações sobre vários destinos e os números de contato de emergência. O cartão SIM seria carregado com algum crédito, embora a quantidade exata ainda será decidida.
Conseguir um visto turístico do governo indiano é bastante simples e totalmente eletrônico pelo site do país.