GOA, Índia – Índia e Rússia assinaram neste sábado acordos bilionários nas áreas de energia e defesa, em uma cúpula que buscou reaproximar os laços entre os dois países, que vêm sendo testados pelas novas alianças globais e pelo conflito no Oriente Médio. No maior acordo, um grupo liderado pela estatal de petróleo russa Rosneft disse que pagará US$ 12,9 bilhões por uma fatia de controle da indiana Essar Oil e da infraestrutura portuária que ela possui.
Os países, que tiveram fortes laços durante a Guerra Fria, anunciaram planos para se unirem na fabricação de helicópteros na Índia. O governo indiano disse também que comprará um sistema de mísseis terra-ar e fragatas invisíveis aos radares.
? A nossa é realmente uma relação única e privilegiada ? disse o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, depois de conversas com o presidente russo Vladimir Putin, em Goa, cidade na costa leste do país.
O acordo Rosneft-Essar será a maior aquisição estrangeira na Índia, e o maior acordo desse tipo da Rússia no exterior, segundo dados da Reuters.
O pacto surge no momento em que a Rússia reafirma seu papel em assuntos globais e está com a sua própria economia estagnada, afetada por sanções do Ocidente e baixos preços do petróleo.