Cotidiano

Imunização para 16,5 mil crianças

A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo começa na próxima segunda-feira (6) e segue até 31 de agosto. A expectativa é de que sejam imunizadas 16.513 crianças de um a cinco anos em Cascavel. Já entre os 25 municípios que fazem parte da 10ª Regional de Saúde, a meta é vacinar 28.491 crianças nesta faixa etária.

O reforço à imunização, prevendo um combate ainda mais intenso dessas doenças, ocorre em 18 de agosto, durante o Dia D de mobilização. Assim, os pais que não conseguirem vacinar seus filhos durante a semana terão um sábado inteiro para procurar qualquer Unidade Básica de Saúde.

O secretário municipal de Saúde, Rubens Griep, lembra que a maioria das crianças já recebeu a imunização. “Porém, esse é um reforço que precisa ser feito principalmente pelo risco de epidemias que temos em países vizinhos”, diz.

O alerta epidêmico veio da Organização Mundial da Saúde depois do surto de sarampo na fronteira entre a Venezuela e o Brasil. Até quarta-feira, o Brasil já havia registrado mais de mil casos de sarampo.

De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus do sarampo já circula nos estados de Roraima e Amazonas, além de casos isolados e relacionados à importação em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro. No Paraná, ainda não há registros.

Antivacinação

Griep destaca que toda criança tem o direito de ser vacinada e alerta para os movimentos antivacinação. “Temos trabalhado com muita responsabilidade com os pais sobre esse tema, já que o ressurgimento do sarampo e de outras doenças está vinculado à não adesão às campanhas e ao calendário de vacinas estabelecido pelo Ministério da Saúde”, explica.

O secretário garante que há um controle importante tanto da pólio quanto do sarampo no Município, “mas obviamente é preciso manter o alerta em todas as situações”.

Reportagem: Marina Kessler

Foto: Aílton Santos

Legenda: Vacinação contra paralisia infantil e sarampo é indicada a crianças de um a cinco anos

(8local vacinação campanha_as)

BOX

Entenda melhor

Conforme o Ministério da Saúde, a campanha de vacinação deste ano é indiscriminada, ou seja, pretende vacinar todas as crianças dessa faixa etária no País para manter coberturas homogêneas de vacinação.

Para a poliomielite, as que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberão a VIP (Vacina Inativada Poliomielite). Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina receberão a VOP, a gotinha.

Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

A Secretaria de Saúde de Cascavel informa que, embora não estejam inclusos na campanha, os adultos que procurarem as unidades de saúde do Município terão acesso à vacina tríplice viral.