RIO – O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), deve enfrentar o candidato Capitão Wagner (PR) no segundo turno das eleições municipais. De acordo com pesquisa do Ibope divulgada neste sábado, Roberto Claudio tem 38% das intenções de votos válidos, e Capitão Wagner, 30%. Levantamento da Datafolha, também divulgado neste sábado, indicou resultado quase idêntico.
A ex-prefeita Luizianne Lins (PT) está com 19%. Heitor Férrer (PSB) marcou 7% e Ronaldo Martins (PRB) obteve 4%. Tanto João Alfredo (PSOL) como Tin Gomes (PHS) tiveram 1%. Francisco Gonzaga (PSTU) não pontuou.
O instituto também testou cenários para o segundo turno. Roberto Claudio e Capitão Wagner aparecem tecnicamente empatados, com 44% e 42%, respectivamente. O atual prefeito derrotaria sua antecessora por 53% a 32%. E o Capitão Wagner também venceria Luizianne Lins, por 53% a 31%.
O levantamento foi realizado entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro. Foram entrevistados 805 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) sob o número CE- 00125/2016.