PARIS ? O presidente francês, François Hollande, expressou nesta segunda-feira seu apoio ao presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, depois que os colombianos rejeitaram em um referendo o acordo de paz assinado entre o governo e a guerrilha das Farc.
?A França está, mais do que nunca, junto às autoridades e ao povo colombiano para dar uma oportunidade à paz e ao prosseguimento do diálogo?, disse a presidência francesa em um comunicado.
Hollande elogiou ?a valentia política? do presidente colombiano ?para colocar fim a um conflito de mais de 50 anos e que deixou centenas de milhares de mortos?.
O presidente do Equador, Rafael Correa, por sua vez, disse no domingo que espera que a paz ?finalmente vença? na Colômbia.
?Venceu o ?não? na Colômbia, mas todos asseguram querer paz. O presidente (Juan Manuel) Santos disse que continua o cessar-fogo. Espero que finalmente vença a paz?, tuitou Correa.
Contra todas as previsões, a Colômbia votou ?não? no domingo ao pacto de paz que buscava colocar fim a 52 anos de guerra com a guerrilha das Farc.
Os acordos negociados em Havana entre o governo de Juan Manuel Santos e a guerrilha das Farc foram rejeitados por 50,21% dos eleitores, contra 49,78% que votaram a favor.
O pacto com as Farc buscava colocar fim ao conflito armado mais antigo da América, que deixou 260 mil mortos e 6,9 milhões de deslocados.