WASHINGTON ? A candidata democrata à Presidência dos EUA, Hillary Clinton, disse que metade dos apoiadores do seu rival republicano, Donald Trump, são “deploráveis”. A declaração aconteceu em um evento para arrecadação de fundos entre os eleitores LGBT de Nova York. Ela justificou o adjetivo pejorativo dizendo que muitos dos que pretendem votar no magnata são racistas, sexistas, xenofóbicos e islamofóbicos.
? Sendo grosseiramente generalista, você pode colocar metade dos apoiadores de Trump no que eu chamo “uma cesta de pessoas deploráveis”. Infelizmente, há pessoas assim e ele os incentivou ? disse a ex-secretária de Estado neste sábado.
Segundo Hillary, a outra metade dos apoiadores de Trump são apenas pessoas desesperadas por mudanças ou desapontadas pela economia e pelo governo atual.
? Eles não acreditam em tudo que ele diz, mas ele parece passar alguma esperança de que as suas vidas serão diferentes. Estas são pessoas que nós precisamos entender e com quem devemos ter empatia ? complementou a candidata, em referência a este segundo grupo de eleitores.
Em resposta, o republicano disse que os comentários de Hillary ofendiam milhões de pessoas incríveis e trabalhadoras.
Mais tarde, o porta-voz da democrata, Nick Merril, amenizou a declaração. Ela disse que a candidata se referia apenas ao grupo de extrema-direita “Alt-Right”, ao qual críticos acusam de serem nacionalistas brancos intolerantes.
” Obviamente nem todos que apoiam Trump são parte do Alt-Right, mas todos os líderes do Alt-Right estão com Trump”, escreveu Merril no Twitter. “E os seus apoiadores aparentemente são metade da sua platéia, quando você observa o tom dos seus eventos”.