LONDRES – A festa era para a rainha Elizabeth, que comemora 90 anos, mas quem roubou a cena foram os herdeiros Charlotte e George, nas solenidades deste sábado. Para delírio dos súditos, as crianças assistiram à apresentação de caças da Força Aérea Britânica, do balcão do palácio de Buckingham.
As comemorações deste fim de semana marcam oficialmente o 90º aniversário da monarca mais velha e há mais tempo no cargo no país. Durante a manhã deste sábado, Elizabeth participou da Trooping the Colour, uma parada realizada anualmente pelos regimentos militares britânicos, em que desfilou sobre uma carruagem.
Na sexta-feira, a Grã-Bretanha realizou um Serviço Nacional de Ação de Graças em homenagem à rainha, dando início às celebrações deste fim de semana. O serviço na Catedral de St. Paul, ao qual compareceu uma série de dignitários, como outros membros da família real e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, foi uma comemoração dupla para a rainha, já que o príncipe Philip, seu marido há 68 anos, celebra seu 95º aniversário também nesta sexta-feira.
A rainha, que ocupa o trono há 64 anos, fez 90 anos em abril, mas, mantendo uma tradição que remonta a 1748, também tem um aniversário oficial, normalmente em junho, para que as comemorações ocorram quando é mais provável que o clima esteja melhor na Grã-Bretanha.