Um novo conceito em mobilidade urbana para Toledo a partir de um transporte coletivo urbano de passageiros de qualidade, mais ágil, eficiente e seguro, com o menor valor possível de tarifa. Estas são as diretrizes que estão sendo seguidas pelo grupo de trabalho formado para a elaboração do edital da concorrência pública em vista da concessão deste serviço para os próximos 10 anos (prorrogável uma vez por igual período).
Uma etapa importante deste processo ocorreu sexta-feira (26), na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito. Na ocasião, foram apresentados os detalhes do estudo técnico preliminar e do projeto básico que constarão no termo de referência que orientará o processo licitatório previsto para setembro deste ano, quando se encerra o contrato com a concessionária atual.
Entre os pontos alinhados estão, por exemplo, ferramentas de fiscalização (com a instituição de um verificador independente, a exemplo do que já é feito na parceria público-privada [PPP] da iluminação pública), idade da frota, modelos de veículos que serão utilizados em cada linha, manutenção de terminais (existentes e futuros) e pontos de ônibus, criação ou alteração de itinerários, exploração de espaços publicitários (em mobiliários urbanos e monitores) em veículos e paradas, dispositivos de acessibilidade (elevadores para cadeirantes e sistema de som para deficientes visuais nos ônibus). “A população de Toledo merece ter acesso a um transporte público com o maior nível de qualidade possível, que impacte o mínimo possível no valor da tarifa, que seguirá com a política de subsídio”, afirma o prefeito Beto Lunitti.
Quatro frentes
O trabalho de preparação é coordenado pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. “Estamos levando em conta as experiências que já estão sendo executadas com sucesso em dezenas de cidades brasileiras. Nosso trabalho está focado em quatro frentes: transparência, tecnologia, viabilidade financeira e fiscalização. A partir destes quesitos, entendemos que será possível criar caminhos que levam à solução dos problemas que mais geram reclamações por parte do usuário do transporte coletivo urbano em Toledo, como baixa frequência, tempo de espera prolongado e falta de conforto nos veículos”, pontua o diretor do Departamento Administrativo da pasta, Leandro Kehl.
As queixas constantes da população em relação a este serviço foram o centro da fala do vice-prefeito Ademar Dorfschmidt. “A renovação deste contrato é a oportunidade de Toledo também ser referência no transporte coletivo urbano, assim como já é em outras áreas. Temos que ser mais rigorosos na fiscalização, exigindo maior eficiência com o menor preço possível de tarifa”, destaca.
foto: Secom/Toledo