WASHINGTON Malia Obama tinha apenas 10 anos e o desejo de um filhote de cachorro quando sua família se mudou para a Casa Branca. Desde então, ela cresceu sob os olhos do público, que acompanha nesta sexta-feira um novo marco em sua vida: a filha mais velha do presidente Barack Obama celebrará sua formatura no ensino médio em uma escola privada de Washington, com diploma na mão e o mundo nos pés.
Mesmo presidentes são pais, e nem sempre tem sido fácil para Obama ver sua primogênita de quase 18 anos um de seus melhores amigos crescer rápido, e na frente dos holofotes do mundo.
Eu não vou falar sobre o fato de que minha filha me deixando está quebrando o meu coração disse o presidente na semana passada.
Meses atrás, Obama culpou suas emoções ao recusar um convite para fazer o discurso de formatura deste ano na Sidwell Friends, a escola de elite onde Malia estuda e sua irmã mais nova, Sasha, também.
Depois da formatura, Malia vai tirar um ano sabático antes de se matricular na Universidade de Harvard, em 2017 tanto Obama como a primeira-dama, Michelle, foram alunos da faculdade de direito de Harvard.
Devido à formatura da filha, Obama não vai comparecer ao funeral da lenda do boxe Muhammad Ali, também marcado para esta sexta-feira.
INTERESSE EM CINEMA E TV
A filha do presidente tem mostrado interesse em cinema e televisão, tendo feito dois estágios na área. Ela chegou a trabalhar no set da série da HBO Girls, em Nova York.
Em 2014, Malia autou no set da série de ficção científica Extant, da CBS, estrelado por Halle Berry. A série foi produzida por Steven Spielberg, um doador de destaque para as campanhas presidenciais de Obama.
A Harvard afirma em seu site que incentiva os alunos admitidos a adiarem a matrícula por um ano para viajarem, buscarem um projeto ou trabalho. Entre 80 e 110 alunos fazem isso a cada ano, segundo a universidade.