Cotidiano

Governo do Paraná e entidades do "agro" lamentam mortes da tragédia em Palotina

Governo do Paraná e entidades do "agro" lamentam mortes da tragédia em Palotina

O Governo do Paraná lamenta profundamente o grave incidente ocorrido na tarde desta quarta-feira (26) em uma cooperativa na cidade de Palotina, no Oeste do Estado. Logo após a ocorrência foi enviado para o local todo apoio necessário para a operação de busca por sobreviventes e auxílio médico para os feridos. Clique aqui e veja um vídeo registrado no local.

Cerca de 35 bombeiros militares de todas as cidades da região começaram o atendimento e 14 bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), equipe especializada da corporação, além de cães, foram enviados no fim da noite e começo da madrugada da Capital para Palotina para a continuidade das buscas. Até o momento são oito óbitos confirmados e 11 feridos, que estão sendo atendidos em hospitais da região e de Curitiba. Ainda há um desaparecido.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior está em viagem oficial aos Estados Unidos e lamentou profundamente o ocorrido. “O povo do Paraná é solidário aos familiares e amigos dessas vítimas que partiram enquanto estavam trabalhando”, afirmou.

O governador em exercício Darci Piana se deslocou ao município nesta quinta-feira (27) para prestar pessoalmente toda solidariedade do Estado aos moradores da região e, principalmente, a amigos e familiares das vítimas da explosão. “É um momento muito triste para o nosso Estado. Reforço meu apoio e minha solidariedade aos cooperados da C.vale e suas famílias. O Governo do Estado não medirá esforços para ajudar as pessoas impactadas pela tragédia”, afirmou.

Peritos da Polícia Científica também estão na área do incidente desde a noite da ocorrência para auxiliar a esclarecer os fatos. Um inquérito já foi aberto pela Polícia Civil para apurar as causas da explosão.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) permanece em alerta para o apoio operacional e de assistência nas unidades e estruturas hospitalares do Estado e auxilia os municípios do Oeste por meio da Regulação de Leitos.

O Governo do Paraná segue mobilizado e não medirá esforços para prestar todo suporte necessário à cidade e seus moradores nesse momento de tristeza profunda para todos os paranaenses.

Entidades do Agro

O sistema FAEP/SENAR-PR também se solidarizou com a tragédia e emitiu um comunicado em apoio as famílias das vítimas, veja abaixo:

A diretoria e os colaboradores do Sistema FAEP/SENAR-PR se solidarizam com os familiares e amigos das vítimas das explosões que resultaram em mortos e feridos em um armazém a cooperativa C.Vale, em Palotina, na região Oeste do Paraná. O acidente, ocorrido no dia 26 de julho, deixa em luto todos os elos da cadeia produtiva da agropecuária paranaense.

“Deixo as minhas mais sinceras condolências e solidariedade às famílias e amigos de cada um que se feriu ou, infelizmente, perdeu a vida nesse trágico acontecimento. A diretoria e os colaboradores do Sistema FAEP/SENAR-PR estão solidários às famílias das vítimas e à comunidade envolvida”, afirma o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette.

O Sistema FAEP/SENAR-PR vai continuar acompanhando os desdobramentos do acidente e segue à disposição da diretoria da cooperativa C.Vale e das autoridades envolvidas.

A ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) também se manifestou em relação ao ocorrido, veja:

A Associação Brasileira de Proteína Animal se solidariza com a Cooperativa C.Vale e as famílias em luto, neste momento tão difícil para a comunidade de Palotina.

O setor produtivo está em oração por todos que estão sofrendo diante de tão triste fatalidade.

Que Deus proporcione conforto e muita força a todos.