Cotidiano

?Garota destemida? finca os pés em Wall Street até 2018

Fearless Girl Wall StreetNOVA YORK – A estátua de uma menina em idade escolar intitulada ?Fearless Girl? (?Menina Destemida?), instalada em frente ao touro de Wall Street para chamar atenção para a desigualdade de gênero no setor, vai fincar os pés no local. Colocada diante do famoso touro do distrito financeiro de Nova York no Dia Internacional da Mulher, ela ficará lá até fevereiro de 2018.

A permanência estendida da escultura de 1,22m de altura e mais de 113 quilos foi garantia por meio do programa de arte do Departamento de Transporte da cidade, que é responsável pela área próxima de Wall Street. mulher 8-3

Prefeito de Nova York, o democrata Bill de Blasio, disse, na manhã desta segunda-feira, que a Menina destemida se ergue contra o medo e pela capacidade de ?encontrar em você a força para fazer o que é certo?. Para ele, a turbulência política ao redor do presidente Donald Trump torna a figura da estátua particularmente relevante.

Nesta segunda-feira, a congressista Carolyn Maloney, representante de Nova York, liderou um grupo de mulheres proeminentes para uma homenagem à artista por trás da estátua, Kristen Visbal, e à State Street Global Advisors, gestora de ativos que encomendou a obra e que, junto à empresa de publicidade McCann, ajudou Visbal a criar a escultura.

?TRUQUE PUBLICITÁRIO?

Kristen contou que uma das modelos para a criação da estátua foi a filha pequena de uma amiga. Ela disse ter pedido à menina para ?se imaginar olhando para um touro muito grande?.

? E, olha, ela realmente tinha estilo ? acrescentou a artista.

Segundo Kristen, a criança era branca, e a equipe criativa incorporou outra menina, uma latina, ?para resultar em uma criança que tenha apelo universal?, explicou ela.

A mensagem da personagem ficcional é bastante real: mulheres representam apenas 16% dos conselhos de empresas nos EUA, segundo a empresa de pesquisa de negócios ISS Analytics.

Mas há quem esteja descontente com a presença da Fearless girl: o criador do touro de Wall Street. O touro, feito por Arturo Di Modica, foi instalado ali após o crash do mercado de ações em 1987, como símbolo da resiliência do setor financeiro americano.

Di Modica quer que a menina deixe o local, e a chama de ?truque publicitário? projetado por dois gigantes corporativos, enquanto a escultura criada por ele é ?arte?.