RIO – Fitas com registros de shows de Bob Marley que ficaram perdidas por mais de 40 anos foram restauradas depois de encontradas no porão de um hotel em Londres, no Reino Unido. Morto em 1981, Marley completaria 72 anos nesta segunda-feira.
O material tem gravações originais de shows do ícone jamaicano na capital britânica e em Paris, entre 1974 e 1978. Entre as faixas, estão os clássicos “Jamming”, “I shot the sheriff”, “Exodus” e “No woman no cry”.
Os shows foram gravados no Lyceum (1975), no Hammersmith Odeon (1976) e no Rainbow (1977), além do Pavilion de Paris (1978). Eles foram gravados pelo único estúdio móvel de 24 faixas no Reino Unido naquela época. O equipamento foi emprestado a Marley pelos Rolling Stones.
De início, acreditava-se que o material estava arruinado, mas depois de 12 meses de trabalho com técnicas de alta qualidade a um custo de cerca de R$ 100 mil, as fitas foram recuperadas com qualidade suficiente para “enviar calafrios pela espinha”, segundo o jornal britânico “The Guardian”.
Das 13 fitas analógicas encontradas, dez foram recuperadas. Duas estavam vazias e apenas uma estava totalmente arruinada.
A restauração foi conduzida pelo empresário Joe Gattm, fã de Bob Marley, que recebeu o telefonema de um amigo avisando que ele tinha encontrado gravações antigas do cultuado compositor e cantor de reggae.