RIO ? Cerca de 50 mil estudantes que usam o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para cursar uma faculdade devem se apressar: o contrato deles ainda não foi renovado e o prazo termina nesta sexta-feira, dia 30. Em nota, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) afirma que a data-limite não será prorrogada outra vez e que os problemas apresentados no recebimento de documentos pelos bancos já foi resolvido.
? Quem procurou os agentes financeiros e não conseguiu fazer o aditamento na semana passada pode se dirigir novamente às instituições financeiras, porque os gargalos já foram todos solucionados. Mas é preciso comparecer logo e não deixar paraa última hora ?disse, na nota, o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro.
Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. O processo é feito de duas formas: no caso de contratos que não têm nenhuma informação para alterar, as faculdades iniciam o processo de aditamento e os estudantes validam as informações pelo sistema. Mas, quando é preciso mudar alguma cláusula do contrato (por exemplo, se há mudança no nome do fiador), os estudantes precisam ir até o banco para levar os documentos exigidos.
O período inicial para a renovação de contratos do Fies terminaria no dia 31 de outubro, mas o FNDE resolveu prorrogar para 15 de dezembro para que todos os estudantes pudessem fazer o aditamento. Em 12 de dezembro, esse prazo foi novamente estendido para 30 de dezembro.
O que motivou essas prorrogações foi um atraso no repasse das verbas que vêm do governo federal para as faculdades. O Ministério da Educação afirma que essa lentidão foi provocada pelo Congresso Nacional, que demorou para aprovar o crédito extra para o Fies.