SÃO PAULO – Estão abertas até o dia 15 de julho inscrições para o 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que se realizará de 20 a 27 de setembro, no Cine Brasília. Este ano, a organização ampliou o número de filmes em competição de seis, como nos últimos anos, para nove. A quantidade de curtas e médias permanece inalterada, com até 12 concorrentes. Inscrições e edital no site www.festbrasilia.com.br.
Poderão ser selecionados filmes concluídos a partir de 1º de agosto de 2015 e que não tenham sido inscritos na edição passada. Duas comissões julgadoras selecionarão os concorrentes entre os inscritos.
O festival inclui ainda a Mostra Brasília, também de caráter competitivo, mostras paralelas, Festivalzinho, encontros, debates, seminários, master classes e lançamentos. É presidido pelo Secretário de Cultura do Distrito Federal, Guilherme Reis, com coordenação geral de Sérgio Fidalgo, Coordenador de Audiovisual, tendo Graça Coutinho como coordenadora adjunta.
No ano passado, os filmes “Big Jato”, de Claudio Assis, e “Para minha amada morta”, de Aly Muritiba, dividiram a maior parte dos prêmios. Além do prêmio de melhor filme, o longa pernambucano conquistou ainda os outros quatro troféus Candango: ator para Matheus Nachtergaele; atriz para Marcélia Cartaxo; roteiro para Hilton Lacerda e Ana Carolina Francisco, e trilha sonora para o DJ Dolores. O filme de Curitiba conquistou seis prêmios: direção para Aly Muritiba; atriz coadjuvante para Giuly Biancato; ator coadjuvante para Lourinelson Vladimir; fotografia para Pablo Baião; direção de arte para Monica Palazzo; e montagem para João Menna Barreto.