O Ministério da Educação (MEC) diz que uma falha em sua base de dados afetou até 600 mil pessoas que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e que estão aptas a disputar vagas em universidades públicas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2017.
O Sisu seleciona, até quinta-feira (1º), alunos para mais de 51 mil vagas em cursos superiores. As inscrições começaram nesta manhã.
Estudantes afetados pela falha recebiam a mensagem "dados inválidos" quando tentavam acessar o Sisu. O MEC diz que quem teve dificuldade deve alterar a senha no site para solucionar o problema.
Origem do problema
Segundo o MEC, foi identificada nesta manhã uma falha de "sincronização entre as bases de dados do MEC e do INEP". A pasta diz que o entrave já foi resolvido.
Ainda de acordo com a pasta, o número de potenciais candidatos afetados é de até 600 mil, e eles já estão recebendo informações por e-mail ou SMS sobre a necessidade de troca de senha.
"Além disso, foi inserida no sistema de inscrição uma mensagem específica para eles, redirecionando esses participantes a acessarem o site do INEP para realizar a atualização necessária", informou o MEC em nota. A pasta nega relação entre este problema e o verificado na primeira edição do Sisu neste ano.
Calendário do Sisu 2017.2
Inscrições: 29 de maio a 1º de junho
Chamada regular: 5 de junho
Lista de espera: 5 de junho a 19 de junho
Matrícula da chamada regular: 9 de junho a 13 de junho
Convocação dos candidatos da lista de espera: a partir de 26 de junho